E a França esperou 68 anos para sua redenção!!!

Uma espera de 68 anos por uma Copa foi certamente uma injustiça cometida pelo destino com os franceses. Afinal, em 21 de maio de 1904, quando a FIFA foi fundada, já existia a idéia de um torneio de futebol que unisse os países praticantes.
E dois franceses, Robert Guerin , que se tomou o primeiro presidente da entidade e Jules Rimet estavam na linha de frente na batalha pela difusão do esporte ao ponto de ser o mais popular do planeta, como hoje. Mas curiosamente ninguém se inscreveu para o evento e ele foi cancelado.
Em 1928, porém, foi graças ao francês Jules Rimet, que propôs a criação do torneio, que foi agendada a Copa do Mundo no Uruguai. A França estreou no torneio com uma vitória de 4 a 2 sobre o México, mas acabou caindo perante a Argentina e Chile. Coube então ao Uruguai, seleção campeã olímpica em 1924 e 1928, o privilégio de ser a primeira a levantar a Copa.

[img:4_1.jpg,resized,centralizado]

Em 1938 os franceses organizaram sua primeira Copa, mas acabaram caindo nas quartas-de-final defronte a um poderoso time italiano que partia firme para o bicampeonato.
Na Copa seguinte, em 1950, no Brasil, os franceses desistiram em cima da hora, indispostos para a longa viagem e com as altas temperaturas brasileiras.
Na Copa seguinte, na Suíça, na temperatura que os franceses julgariam ideal, os franceses não passaram de um nono lugar, saindo na primeira fase.
Em 1958, foram à Copa da Suécia com pretensões ao título e ainda tiveram o artilheiro mas acabaram sendo massacrados por Pelé.Somente em 1958 a França foi à Copa com um time com pretensões de vencedor, a começar pelo artilheiro Just Fontaine, até hoje o jogador a fazer mais gols em uma só edição da Copa. Na Suécia Fontaine balançou as redes 13 vezes. Mas nas semifinais acabaram massacrados pelo Brasil por 5 a2.

[img:5_1.jpg,resized,centralizado]

Dali em diante, foram só decepções (não classificados em 1962, 1970 e 1974, eliminados na primeira etapa em 1966 e 1978), até surgir a geração de Michel Platini. Em 1982, ele e mais Giresse, Amoros, Trésor e Tigana levaram os Bleus a uma emocionante semifinal com a Alemanha que acabou nos pênaltis depois de uma vibrante prorrogação. Ali a decepção francesa.
Nos mesmos pênaltis, porém, quatro anos depois, em 1986 no México, eles eliminaram o Brasil em um jogo emocionante, que ficou marcado pela penalidade máxima durante o tempo normal, cobrada por Zico e defendida pelo goleiro Bats. No entanto, nas semifinais os franceses pela segunda vez cairiam diante da Alemanha.

Foram longos anos, a partir dali. A geracão campeã da Eurocopa-84 estava se despedindo e a França entrou em um processo de renovacão e investimento, mas ficando fora das Copas de 1990 e 1994. Na primeira em 1990, não se classificou por causa de uma derrota para Israel.Mas os frutos acabaram sendo colhidos em 1998, quando se vingaram em definitivo da derrota de 1958 quando mais uma vez jogando em casa derrotaram o Brasil por 3×0.

[img:6_1.jpg,resized,centralizado]

Fonte:Guia da Copa 2002

4 pensou em “E a França esperou 68 anos para sua redenção!!!

  1. Edu Cacella

    Amigos, estamos desviando do tema do artigo e indo para outro que é polêmico .Agradeço se não tiverem mais comentários sobre jogos polêmicos de CLUBES em que temos torcedores no blog de ambos os lados.Serei obrigado a fechar e deletar os comentários se alguém se sentir atingido e responder aqui.
    Abraços
    Edu

  2. Gilberto Maluf

    Eu também acho que entregamos o jogo. A recompensa veio em 2002, na dúvida, a arbitragem era pró Brasil. Quando a Lusa, realmente foi operada. Deve ser aquele pênalti no final do jogo. Eu torci para o Rincon chutar fora. Porque era a Lusa.

  3. Augusto Neves

    A propósito, na Copa da França de 1998 eu presenciei (pela TV) um dos fatos mais “estranhos” do Futebol. Depois de uma vitória na raça contra a Holanda eu nunca iria imaginar que a seleção canarinho iria amarelar daquele jeito. Até hoje tenho dúvidas se “nós” não “entregamos o jogo”. A história do Ronaldinho não me ficou clara até hoje. Para mim, apenas um outro jogo teve situação tão vergonhosa como esta. Foi na semi-final do Paulistão de 1997 quando um juiz argentino “operou” discaradamente a minha Lusa.

  4. Galdino Antonio Ferreira da Silva

    Edu a França ficou fora da Copa de 90 por perder para a Escócia e empatar com Chipre ambos fora de casa, para a Copa de 94 ela perdeu em casa para Israel por 3 a 2 e Bulgária por 2 a 1 e ficou fora também, em 1930 a vitória contra o Mexico foi por 4 a 1, nas Copa de 82 e 86 para mim a França tinha um timaço mais faltava um goleiro de porte aliás na França goleiros bons são tão raros quanto a um bom champagne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *