Foto Rara, de 1928: Palestra Itália Esporte Clube – São Carlos (SP)

Palestra Itália Esporte Clube (Palestra Itália de São Carlos) foi uma agremiação da cidade de São Carlos (SP). O Palestrino Alviverde foi Fundado em 1919, para competir com o Paulista Esporte Clube e o Ideal Club ambos de São Carlos.

Palestra Itália mandava seus jogos no Estádio Derby Sãocarlense, que era mais conhecido como Hipódromo Sãocarlense, pois o estádio era dentro do hipódromo, que pertencia ao Derby Club. O estádio, ficava ao lado da “Estação Ferroviária Hipódromo“, que ainda está lá hoje. Há no local vestígios do que foi o hipódromo e o estádio de futebol.

No começo de 1940, o clube mudou seu nome para Corinthians Comercial Futebol Clube, por causa da obrigação criada pelo governo, durante a Segunda Guerra Mundial. Na galeria de títulos, o Palestra Itália faturou alguns canecos. Como no Campeonato Paulista da Divisão do Interior, da fase Zonal, de 1923 e 1925; Campeonato Citadino de São Carlos e Campeonato Regional, ambos em 1940.

No domingo, do dia 9 de março de 1924, ocorreu uma partida amistosa que reuniu o verdadeiro e o genérico Palestra Itália. No final, melhor para o Palestra Itália da capital paulista, que goleou por 9 a 0 o seu homônimo de São Carlos. Após a partida, o clube vencedor recebeu a Taça Maternidade de São Carlos.

 

FONTES: Wikipédia – O Combate – A Gazeta – Correio Paulistano –  Geraldo Braga

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 27. Braz Leme, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *