Inédito!! Sparta Football Club, do Lins – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1920

O Sparta Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Rubro-anil foi Fundado no sábado, do dia 09 de Outubro de 1920, por sportsmen da zona da “Bocca do Matto” que contou com o apoio da totalidade dos moradores e negociantes locais, do Méier e do Lins. O primeiro passo foi erguer a Praça de Esportes, na Rua Heráclito Graça, s/n, no Lins de Vasconcellos. Apesar do campo ser acanhado foi a casa do Sparta por 17 anos.

A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Augusto A. de Carvalho;

Vice-Presidente – João Soares Pinto;

1º Secretário – João Richter;

2º Secretário – Graciano Esteves Areal Júnior;     

3º Secretário – Antonio Luiz de Araujo;

1º Tesoureiro – Manoel José dos Santos;

2º Tesoureiro – Paulo C. Peixoto;   

1º Diretor Esportivo – Ary Neves de Souza;

2º Diretor Esportivo – Joaquim de Barros;

Procurador Geral – Alberto Ferreira.

 

Curiosidade sobre a “Boca do Mato

Um fato curioso em relação ao local onde surgiu o Sparta Football Club é o seguinte: A Bocca do Matto (aportuguesado para ‘Boca do Mato’) é que um sub-bairro, do Lins de Vasconcellos, que se localiza no fim das ruas Aquidabã e Maranhão. Nesse local se encontra o Colégio Estadual Antônio Houaiss, onde a maioria dos jovens da área estudam, no Ensino Médio.

Inaugurações da Sede e a Praça de Esportes

A Sede, localizado na  Rua Lins de Vasconcellos, nº 500, no Bairro Lins de Vasconcellos, foi inaugurada na quinta-feira, do dia 27 de Janeiro de 1921. Com o apoio dos moradores e comerciantes, o clube inaugurou, no domingo, do dia 07 de Março de 1937, a nova Praça de Esportes, situado na Travessa (atual Rua) Aquidabã, nº 38 / Fundos, no Méier.

 

Filiações

A equipe Rubro-anil ingressou na Liga Brasileira de Desportos (LBD), na sexta-feira, do dia 20 de Maio de 1921. No ano seguinte, o Sparta se filiou na Associação Sportiva do Rio de Janeiro (ASRJ), na terça-feira, do dia 21 de Março de 1922.

Nos anos 30, o clube se mudou para a Federação Athletica Suburbana (FAS). Em maio de 1939, o clube ingressou na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), onde foi incluído na DivisãoEmmanuel Nery“.

 

Sparta fez 7 a 1, no Villa Isabel F.C.

No domingo, do dia 15 de Janeiro de 1933, o Sparta enfrentou, em amistoso, o Villa Isabel Football Club. No final, o Sparta obteve uma goleada histórica ao bater o adversário por 7 a 1. Os gols foram assinalados por Pardal, Mozart, Romero, um tento cada; Moyses e Napoleão marcaram dois gols cada um.

 

Formações

Time-base de 1921: Diamantino; Edgard e Blanco; Renato, Cachangá e Gastão; Agossys, Leite, Russo, Argollo e Gomes.

Time-base de 1931: Quincas; Derlindo e Biri; Martins, Candido e Caboró; Fernandes, Bernardo, Geraldo, Araken e Octacílio.

Time-base de 1932: Pinho; Gastão (Mozart) e Evandro; Pórfiro, Napoleão e Pardal (Fernandes); Ede, Manoel (Eduardo), Zeca, Geraldo e Araken.    

Time-base de 1933: Luiz; Evandro e Mozart; Pardal, Napoleão e Caboró; Moyses, Bernardo, Ataulpho (Romero), Geraldo e Araken.

Time-base de 1934: Tito; Evandro e Mozart; Alcides, Octacílio e Araken; Delorne, Oswaldo, Zeca, Waldyr e Toreiro.

Time-base de 1935: Diamantio II; Derlindo (Evandro) e Mozart; Eduardo (Leitão), Candinho e Domingos; Sebastião, Oswaldo, Antonio, Dadu e Mello.

Time-base de 1936: Lulu; Luiz e Mozart; Derlindo (Leitão), Candinho e Ramiro; Sebastião, Oswaldo, Braga, Dadu e Mello.

Time-base de 1937: Tito; Evandro (Reis) e Mozart; Derlindo (Ennes), Candinho (Octacílio) e Sebastião; Amello (Nelinho), Oscar (Rubens), Oswaldo, Dudu e Eduardo.

Time-base de 1939: Lulu; Dilermando e Cesar; Derlindo, Candido e Eduardo; Nonó, Moyses, Dadu, Severa e Lindolfo.

 

FONTES: Jornal do Brasil – A Rua: Semanário Ilustrado – O Paiz – O Imparcial – Gazeta de Notícias – A Batalha – Vida Sportiva – Diário da Noite – Correio da Manhã – O Jornal – Jornal dos Sports

2 pensou em “Inédito!! Sparta Football Club, do Lins – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1920

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado pelas palavras, Alessandro!

    O intuito é esse! Resgatar a história, independentemente se o clube foi grande, médio ou pequeno!

    Grande abraço!

  2. Alessandro

    Estou muito feliz com essa página, em pesquisas recentes pela Hemeroteca minha esposa descobriu que o bisavó dela era membro do corpo dirigente do clube. Em nenhum lugar se encontra os dados do futebol tradicional do Rio de Janeiro de maneira tão bem colocada como aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *