O Ouvidor Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede ficava na Rua do Ouvidor, nº 4 / Sobrado, no Centro do Rio. A equipe alviverde foi Fundado na segunda-feira, do dia 05 de Outubro de 1914, por um grupo de distintos rapazes do comercio local, e tendo a frente os grandes negociantes os Senhores José Borges Leal e Manuel Rodrigues Fampa, respectivamente da Rua do Ouvidor e Praça XV de Novembro.
Logo o Ouvidor soube impor-se a consideração e estima das demais sociedades congêneres. Possuindo um campo de sports no antigo Mercado Velho, na Rua do Ouvidor. A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte maneira:
Presidente – Manuel Rodrigues Fampa;
Vice-Presidente – Adelino da Silva;
1º Secretário – João Pereira Ferreira;
2º Secretário – Álvaro Ribeiro da Silva;
1º Tesoureiro – Arthur Fernandes Baptista;
2º Tesoureiro – Bernardino Fernandes;
Captain Geral – Luiz Pereira de Souza.
Time-base do 1º Team de 1914: Honório (Russo); Peixoto e Bernardino; Figueiredo (Antenor), Carvalho e João (Mario); Salvador (Botafogo), Campista (Miranda), Coelho, Polaco (Alves) e Abílio (João).
Time-base do 2º Team de 1914: Peixoto (Pring); Carvalho (Barbosa) e Silva (Figueiredo); Marques (Giffoni), Lauro(Honório) e Fontinha (Seraphim); Humberto (Paca), Manoel, Castro (José), Marques III e Couto.
Time-base do 1º Team de 1915: Lauriano; Rômulo e Tico; Carvalho, Mario e Emílio; Octacílio, Polaco, Trindade, Pires e Tupy.
Time-base do 2º Team de 1915: Bonavita; Rosas e Tomazilho; Roberto, Peixoto e Santos; Jacomo, Ramos, Miranda, Coelho e Minote. Reservas: Abílio, Ferreira e Marreco.
Time-base do 1º Team de 1919: Gonçalves Dias (nesse ano acumulava as funções de goleiro e presidente do clube); Fernandes e Domingos; Alfredo, Maneco e Argentino; J. Motta, Guerreiro, Maidossa, Salvador e Ferreira.
Time-base do 2º Team de 1919: Cunha; Dias e Gorducho; Brandão, Zeca e Carlos; Aristides, Paulo, Albertino, Coelhinho e Marvam.
Oito dias após ser fundado, aconteceu o 1º jogo, na terça-feira, do dia 13 de outubro de 1914, quando, jogando nos seus domínios, o Ouvidor Football Club acabou derrotado pelo Globo Football Club. Nos Segundos Quadros, o Globo venceu por 1 a 0. Gol de Sylvio. Na partida de fundo, o Ouvidor voltou a perder pelo mesmo placar: 1 a 0, com gol assinalado por Mequinho.
FONTES: Vida Sportiva (RJ) – Gazeta de Notícias – O Paiz – O Imparcial