Sistema Tático: Defensivo em Diagonal – Ataque em M
Técnico: Ondino Vieira
A equipe tricolor das Laranjeiras que não havia feito uma boa campanha em 1939, já possuidora de um poderoso ataque, tratou de reforçar sua defesa contratando o argentino Spnelli, o zagueiro Norival e o ponteiro Adilson, os dois últimos do Madureira.
Enquanto o Fluminense renovava o seu plantel, o campeão de 1939 vendia o artilheiro Alfredo Gonzalez. Os jogadores que o substituíram no Flamengo não tiveram personalidade de se impor ao lado daquele que era considerado o maior atacante do mundo, Leônidas.
A equipe tricolor dirigida pelo grande Ondino ganhou o título de 1940 jogando no Sistema Defensivo e Diagonal, com o ataque em M, com: Batatais, Norival e Machado; Biorol, Spinelli, e Malazzo; Adilson ou P. Amorim, Romeu, Milani, Tim e Hércules ou Carreiro.
O Malazzo como uma das pernas do M defensivo (no caso, pelo setor esquerdo, como o Artigas do Flamengo) entrava muito para o meio-campo, exercendo quase as funções de volante.
No Fla x Flu, o setor esquerdo dos dois times se tornavam muito vulneráveis, porque as duas equipes possuíam ponteiros-direito muito bons.
No Flamengo, Sá e Valido e no Fluminense Pedro Amorim e Adilson.
O artilheiro do campeonato foi Leônidas com 30 gols. “Nós demos trabalho!” Ele havia feito somente 10 gols em 1939.O clube das Laranjeiras que havia começado a renovação do seu plantel em 1940, seguiu com suas contratações para a temporada de 1941. Comprou o zagueiro Rencaneschi que havia feito uma boa temporada no Bonsucesso e foi buscar o consagrado lateral do São Cristóvão, titular da Seleção Brasileira Afonsinho.
Sistema Usado pelo Flamengo em 1940
[img:fla_1940.jpg,full,vazio]
Ondino Vieira, técnico do Flu, uruguaio matreiro. Tem várias histórias. Boas as ilustrações dos esquemas táticos. Poderiam fazer hoje também. É só pegar os rascunhos da prancheta do Joel….