Mandaguari Esporte Clube, da cidade de Mandaguari (PR)

O Mandaguari Esporte Clube, da cidade do mesmo nome, situada ao Norte do estado do Paraná, foi fundado na data de 11 de abril de 1948 e é conhecido como “Leão do Norte”.

No começo do ano de 1956, o clube decidiu montar uma equipe em condições de enfrentar os demais clubes paranaenses.

E contratou uma legião de atletas paraguaios tarimbados que de cara chamaram atenção dos rivais para o time anil.

O grupo era formado pelos paraguaios Felix Lezcano, Sosa, Escobar, Brum, Colmam, Melgarejo e Chulipa e pelo argentino Rubens Gimenes, que atuava em Assunção.

Um dos primeiros registros desse time pode ser encontrado na edição de 15 de abril de 1956 de O Estado do Paraná. Uma pequena matéria sobre o jogo na tarde daquele domingo do Coritiba contra o time do Norte. O texto falava de Mandaguari, “onde se encontra em formação um dos mais categorizados quadros do futebol do Paraná”. O jogo despertava interesse “dada à fama granjeada pelo conjunto paraguaio local”.

O jornal acrescentava que “o clube paranaense demonstrou mais uma vez o excelente plantel que possui, onde se alinham jogadores de renome internacional como Rubens Gimenes, Escobar, Sosa, Lezcano, Meragetto, Chulipa e outros”.

O jogo em Mandaguari foi um amistoso de pré-temporada, disputado no estádio João Paulino Vieira Filho, mas o Coritiba  acabou perdendo por 4 a 3.

Os gols do Mandaguari foram marcados por Melgarejo, Chulipa duas vezes e Felix Lezcano.

Na primeira competição reunindo clubes do Norte do estado, disputada no final de 1957, Londrina sagrou-se campeão e o  Mandaguari ficou com o vice-campeonato.

No ano de 1960  o Mandaguari Esporte Clube sagrou-se Campeão do Norte”.

O título foi decidido contra o Esporte Clube Comercial de Cornélio Procópio em uma melhor de três.

No dia 12 de março de 1961, o Comercial venceu por 1 x 0. Nas duas outras partidas, realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 19 de março, o Mandaguari venceu por 3 x 0 e 2 x 0.

O “Leão do Norte” era um time respeitado, impulsionado pela legião paraguaia, à frente da qual se encontrava o habilidoso e impetuoso Félix Lezcano.

Em 2013 foi lançado o livro “Félix Lescano – Símbolo da Raça”, do jornalista e escritor Antonio Padilha Alonso.

Félix Lezcano nasceu na data de 18 de maio de 1927, na cidade de Assunção, no Paraguai e reside na cidade de Maringá-PR, onde há algum tempo vem sofrendo com o mal de Alzheimer.

 

Fonte: Tribuna do Paraná

2 pensou em “Mandaguari Esporte Clube, da cidade de Mandaguari (PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *