A Grêmio Esportivo San Remo foi uma agremiação da cidade de Toledo (PR). Após o Grêmio Atlético La Salle ter se mantido no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, em 1968, meses depois se uniu ao Esporte Clube Toledo, para dar vida a Grêmio Esportivo San Remo, na quinta-feira, do dia 17 de Outubro de 1968. As cores eram o verde e branco, visando ser um clube forte, para bem representar a cidade.
Em 1969, a Elite do futebol paranaense era chamado de “Divisão Especial“, enquanto a Segundona era denominada como “Primeira Divisão“. O San Remo fez parte da “Primeira Divisão“, que teve a participação de outras equipes:
GRUPO A (Zona Sul)
Guarany e Operário, ambos de Ponta Grossa; Rio Branco; Caramurú, de Castro;
GRUPO B
San Remo; Comercial, de Cascavel; União, de Francisco Beltrão; Tuiuti;
GRUPO A (Zona Norte)
Esportiva, de Jacarezinho; Pindorama Siqueirense; Andiraense;
GRUPO B
Cambé, de Cambé; Nacional, de Rolândia; Ibaiti; Platinense; Jandaia.
No domingo, do dia 3 de agosto de 1969, o San Remo enfrentou, em amistoso, o Atlético Paranaense, em Toledo. No final, melhor para o Furacão que venceu pelo placar de 3 a 1. Após a partida, a diretoria do San Remo negociou os passes dos jogadores Darci e Naio com o rubro-negro paranaense.
FONTES: Diário da Tarde (PR) – Gazeta do Povo – Plano Diretor Participativo Toledo 2050 – Romilson Lima da Silva
Sociedade Esportiva Sanremo, de Toledo.
Fundado em Abril de 1969 , fusão de Grêmio Atlético La Salle e Esporte Clube Toledo, de Toledo.
Em 28 de fevereiro de 1969 o Grêmio Atlético La Salle de Toledo, registrou na federação 14 jogadores para o campeonato de profissionais, dentre eles Sabino ( ex-Caramuru) e Antoninho ( ex – Operário Ferroviário), os outros 12 oriundos do futebol Gaúcho.
Em 20/04/1969 o La Salle estreou no Campeonato Paranaense de Profissionais “Divisão de Acesso” contra o Tuiuti de Cascavel, vencendo por 2 x 1.
Em 25 de Abril de 1969 a federação já havia aprovado a mudança de nome para Sociedade Esportiva Sanremo.
O Sanremo terminou o campeonato em 3° lugar no grupo B da Zona Sul, atrás de Comercial e Tuiuti de Cascavel e à frente do União de Francisco Beltrão.
🔍 Diário da tarde 1969.
🔍Gazeta do povo 1969.
Sergio,
Suas razões são pertinentes, eu também encontrei as duas formas nas reportagens que pesquisei. Acredito também que a palavra “Grêmio” seja a mais possível, devido a origem do clube ser também do “Grêmio” Atlético La Salle, e observa-se, outros clubes paranaense utilizando a palavra, como muitos dos Estados do Sul.
Abs.
Meu amigo Ielo,
Sobre o nome (junto ou separado), nas poucas reportagens não há um consenso. Ora era junto e ora separado. Da mesma forma como o nome completo. Eu encontrei: San Remo… Futebol Clube, Sport Club… Sociedade Esportiva.
Eu me guiei na notinha da fusão. Por quê? Por que geralmente, é o clube que envia a nota para ser publicada.
Sobre o espaçamento (entre San e Remo) no escudo, sinceramente eu olhei diversas vezes e não encontrei esse espaço.
Vale lembrar que o escudo original, enviado pelo Romilson Lima é o original. Eu apenas reproduzi aquelo lá estava.
Em relação aos clubes participantes, eu transcrevi aqueles mencionados no jornal Diário da Tarde (PR). Estranho o jornal ter citado alguns e não ter mencionado todos os participantes!
Um grande abraço.
Sergio,
Acredito que a grafia correta seja San Remo, e não Sanremo, tudo junto, havendo um pequeno espaço entre palavra “San” e o “Remo” no nome do escudo.
Abs.
Sergio,
Muito bom trabalho de recuperação dos clubes paranaenses, incluindo agora o esquecido Gremio Esportivo Sanremo.
Importante também a listagem dos participantes da 2a divisão de 1969 (Oficialmente 1a Divisão), que dava acesso a 1a divisão (Oficialmente Divisão Especial).
Creio que faltou incluir os 2 clubes que acenderam a 1a divisão em 1970, inicio da era “Placar”: O campeão Operário Ferroviário EC na Chave do Sul, no Grupo A, e o vice campeão Jandaia Esporte Clube, na Chave Norte, no Grupo A, clube este que havia sido rebaixado em 1968.
Parabéns pelo belo trabalho,
Abs.