O Bragantino Clube do Pará é um clube de futebol brasileiro, sediado em Bragança. Fundado em 6 de março de 1975 se consolidou como um dos clubes de futebol mais tradicionais e importantes do Estado do Pará, sendo um dos primeiros times do interior paraense a competir no campeonato estadual de futebol profissional em 1992. Tem como principal apelido a alcunha de Tubarão do Caeté, em alusão ao seu mascote e a região onde está a cidade de Bragança.
Seu uniforme consiste de camisa com losangos azuis, brancos e vermelhos, calção azul e meias brancas. Outros esportes praticados pelo Bragantino incluem o futsal (profissional, sub-20, sub-11 e feminino) e o handebol (sub-16 ou cadete e feminino). Ao longo de sua história no futebol, o Bragantino conquistou 2 títulos do Campeonatos Paraense da Segunda Divisão.
Já chegou a participar ainda do campeonato brasileiro de futebol da terceira divisão em 1993, sendo eliminado na ultima rodada pela Tuna Luso Brasileira e consequentemente a vaga para Serie B de 1994.mesmo com a derrota não deixou de fazer uma boa campanha já que ficou na frente de equipes de renome como ABC Futebol Clube, Campinense Clube e Sociedade Esportiva do Gama.
O Bragantino foi fundado em 1975 e, junto com ele, logo veio a sua primeira torcida organizada denominada de “Tubarão Branco”, criado pelo torcedor Sebastião Augusto, mais conhecido como “Anum”. A primeira partida da história do clube foi um empate sem gols contra o Luiz Moura, do município de Ourém. O segundo jogo, com o estádio novamente lotado assim como na primeira partida, o Tubarão goleou por 4 a 1 o time do Independente, na época sediado em Belém, já que atualmente o clube passou para o município de Tucuruí. O primeiro gol da história do clube foi marcado pelo zagueiro Adalberto Jorge Dias, o “Tino”. Na sua primeira formação, o Bragantino contava com jogadores como Cacaio, Rildo e Henrique Rocha.
No ano de 1992 o Gigante do Caeté foi campeão do primeiro Intermunicipal de Futsal representando a Seleção de Bragança e em 2011 repetiu o feito sendo campeão vencendo seleção de Melgaço em Melgaço por 5×3 e no corolão em Bragança ganhando por 3×2a seleção de Bragança foi a primeira seleção a ser campeã invicta do do Intermunicipal de Seleções.
No ano de 2010 o Bragantino Sub-11 chegou no campeonato paraense até as semi-finais perdendo apenas para o Clube do Remo e assim conquistou o terceiro lugar da competição.
FONTES: Wikipédia – Acervo de ex-jogador Castor (Rozivan Melo)