CURIOSIDADES DOS MUNDIAIS

Em 1930, o Mundial do Uruguai foi o único disputado em uma só cidade, Montevidéu. O de 1966, na Inglaterra, foi o único em que a seleção anfitriã jogou suas 6 partidas em casa, no Wembley.

O primeiro jogador expulso em uma Copa do Mundo foi o peruano Plácido Galindo, quando a sua equipe perdeu para a Romênia de 3 a 1, em 1930, no Uruguai. Após a aparição dos cartões vermelho e amarelo na Copa do Mundo de 1970, no México, o primeiro a ser expulso foi o chileno Carlos Caszely, no Mundial da Alemanha, em 1974.

Só na Copa do Mundo de 1954, na Suíça, apareceram os números estampados nas camisas dos jogadores.

No Mundial de 1954, pela primeira vez dois irmãos ganharam uma Copa do Mundo: os alemães Fritz e Ottmar Walter. Isso só se repetiria com Bobby e Jacky Charlton, na Inglaterra, em 1966.

Na Copa do Mundo do Chile, em 1962, a Espanha se apresentou com quatro jogadores de diferentes nacionalidades : Alfredo Di Stéfano (argentino), Eulogio Martínez (paraguaio) Ferenc Puskas (húngaro) e José Emilio Santamaría (uruguaio).

Em outro estilo, no Mundial de 1934, a Itália de Mussolini pôs a nacionalização política a serviço da vitória e da propaganda fascista com uns muitos bons jogadores argentinos : Luis Monti, Raimundo Orsi, Enrique Guaita e Atilio Demaría, os primeiros atletas do mundo a competir por uma seleção estrangeira graças à “técnica legal” do “oriundi” (filhos ou netos de italiano) – uma estratégia muito comum hoje em dia no futebol europeu, em busca de talentos ultramarinos.

Fonte:indefinido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *