Foto Rara, de 1996: Sport Club Belém – Belém (PA)

 O Sport Club Belém é uma agremiação da cidade de Belém (PA). A sua Sede fica localizado na Rua dos Comerciários, nº 15, no Bairro do Souza, em Belém. O rubro-negro foi Fundado na quinta-feira, do dia 2 de dezembro de 1965, no cassino de oficiais da Aeronáutica.

No entanto o futebol do “Dragão da Maracangalha“, como é conhecido devido à junção do seu mascote com o bairro Belenense, só foi implantado dois anos depois de sua fundação.

Chegou a ser considerado como a 4ª força do futebol paraense, atrás apenas de Remo, Paysandu e Tuna Luso. A tradição do Dragão o levou a disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em duas ocasiões, em 1971, quando terminou na 20º colocação entre 23 equipes, e em 1986, quando terminou na 31ª posição entre 36 equipes.

Foram 14 partidas no total das duas edições. É o único que, dos clubes menores que participaram da fundação da Federação Paraense de Futebol, em 1969, sobrevive até os dias de hoje.

Apesar da pouca quantidade de torcedores da capital paraense, é o único time pequeno de Belém que não mudou sua sede para cidades do interior do estado, como fizeram o Independente (Tucuruí) e Santa Rosa (Mãe do Rio). Seu atual presidente é Antônio Gomes da Silva, e o vice é Carlos Alberto da Rocha.

 

FONTE: Wikipédia

FOTO: Acervo do ex-jogador Esquerdinha

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Foto Rara, de 1996: Sport Club Belém – Belém (PA)

  1. Deuzilene Braga

    Campeonato de 1996, achei um arquivo onde estou como preparadora física do Belém , tempo muito bom
    esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *