Legião Futebol Clube – Brasília (DF): Fundado em 2001

O Legião Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Brasília (DF). O Legião foi Fundado em 2001, como uma equipe amadora, sendo originário do projeto social Legião de Craques, voltado para crianças de baixa renda. Profissionalizou-se em 11 de Maio de 2006. O nome da agremiação é em homenagem à banda Legião Urbanaformação original: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista).

Em seu primeiro ano como profissional, em 2006, o Legião ganhou o seu 1º título, o Campeonato Brasiliense da Terceira Divisão, derrotando na final o tradicional Brasília. No ano seguinte (2007), foi vice-campeão do Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão, perdendo na final para o Brazilândia, mas ascendendo, mesmo assim, à Primeira Divisão em 2008.

Elite e Queda

O Legião disputou em 2008 pela primeira vez na elite do futebol candango, a equipe conseguiu permanecer na Primeira Divisão, ficando na 6ª colocação. O Ceilândia, segundo melhor classificado, desistiu da vaga a Série C, que passou para o Brazlândia. Como o Brazlândia também desistiu, a vaga acabou com o Legião.

Com isso a equipe disputou em 2008 pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da Série C. A equipe foi eliminada na primeira fase, ficando em último lugar no grupo que também tinha o Esporte Clube Dom Pedro II, também de Brasília, o Anápolis Futebol Clube, de Anápolis, e o Itumbiara Esporte Clube, de Itumbiara.

Em 2009, a equipe não conseguiu se manter, ficando em sétimo lugar e sendo rebaixado para o Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão. Em 2010, a equipe ficou em sétimo lugar na Segundona, não conseguindo retornar para a primeira divisão.

Retorno e Novo Rebaixamento

Diferentemente das outras temporadas, no Campeonato Brasiliense da Segunda Divisão de 2011, seis equipes subiram para disputar a elite do futebol candango no ano seguinte. Com isso, com a quarta colocação, a equipe conquistou o acesso. A equipe permaneceu na Primeirona durante os anos de 2012 e 2013, caindo novamente em 2014.

Clássico do Rock: Legião x Capital

O confronto entre o Legião e o Capital é considerado como o clássico do rock, pela alusão a duas das principais bandas de rock brasilienses, o Legião Urbana e o Capital Inicial. Apesar da origem do nome do capital ser pelo fato do clube estar localizada na capital federal.

 

FONTES: Wikipédia – Mercado Livre  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Distrito Federal (Brasília), Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *