Spartax João Pessoa Futebol Clube – João Pessoa (PB): Novo distintivo

O Spartax João Pessoa Futebol Clube é uma agremiação da cidade de João Pessoa (PB). Fundado na sexta-feira, do dia 11 de Novembro de 2011. A sua Sede está localizada na Rua Adriano Tozzi Carvalho, nº 128B, no Bairro Valentina, em João Pessoa.

Apesar de tentar de imediato a filiação apresentando toda a sua documentação em ordem a Federação Paraibana de Futebol (FPF), só teve aceitação em fevereiro de 2014, como equipe amadora. O time se profissionalizou em julho do mesmo ano e disputou o Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2014.

O Spartax estava no Grupo do Litoral com mais três equipes: Lucena, Miramar e Femar, sendo o 3º classificado no seu grupo, na primeira fase, não se classificando para as fases finais do campeonato, do seu grupo saíram as duas equipes que subiram para a primeira divisão (Lucena e Miramar).

Em homenagem à cidade de João Pessoa, suas cores oficiais são vermelho, branco e amarelo-ouro (esta última, referência ao Sol que nasce primeiro na capital paraibana).

O nome tem inspiração na mítica cidade Grega de Sparta, onde ocorreu a famosa Batalha das Termópilas, onde os 300 Guerreiros Espartanos, liderados pelo Rei Leônidas enfrentou heroicamente até a morte o número (30 mil soldados e ferras dos quatro rincões do Mundo) e poderoso Exército do Império Persa do Rei Xerxes I.

A sangrenta batalha durou três dias e se desenrolou no desfiladeiro das Termópilas (‘Portões Quentes’) em agosto ou setembro de 480 a.C. Mas o nome ‘Sparta’ é registrado pelo Sparta de Roterdã, na Holanda, dai as mudanças de grafias nos Spartas pelo Mundo: FC Spartak Moscou, Spartak Sofia, e outros, por isto teve o acréscimo da letra “X” no fim, se tornando Spartax. O nome da cidade (João Pessoa) também foi incorporada no nomenclatura oficial, e a equipe é denominada Spartax João Pessoa Futebol Clube.

A estreia do Spartax João Pessoa  no Campeonato Paraibano da Segunda Divisão de 2017 acontecerá no domingo, do dia 06 de Agosto, quando recebe a visita do São Paulo Crystal, válido pelo Grupo do Litoral.

 

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Federação Paraibana de Futebol

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *