[img:logo_gao.jpg,full,centralizado]
O Grêmio Atlético Osoriense – GAO foi fundado em Osório, RS em 18 de setembro de 1953 para ser uma agremiação social e desportiva, com ênfase para o futebol amadoristico. Segundo Nage Mamed, o GAO foi fundado para ser um clube desportivo que pudesse nao só competir com as equipes municipais, mas também enfrentar equipes de outros municípios de modo a bem representar o município de Osório. As cores vermelha e branca do clube foram escolhidas pelos fundadores para ganhar a simpatia dos torcedores do Esporte Clube União, do Porto Lacustre, cujas cores eram as mesmas.
Inicialmente o GAO arrendou do Sr. Timoteo Martins, um terreno localizado na rua Sete de Setembro. Nesse terreno havia muitas árvores chamadas “capororocas” . Por isso o local foi chamado “Campo das Capororocas”, visto que o seu rival, o Gremio Esportivo Sul Brasileiro – GESB, tinha o seu “Campo dos Taquarais ou da Taquareiras”. O terreno do campo de futebol do GAO inicialmente nao era murado ou cercado. Em volta do gramado, havia apenas um parapeito para os expectadores se apoiarem, para assistir assim as partidas em pé. Em alguns pontos, embaixo das capororocas, havia alguns poucos bancos de madeira para os assistentes se sentarem. Posteriormente, todo o terreno foi cercado com tábuas e depois construída uma arquibancada de madeira em um dos lados do gramado para dar maior conforto aos torcedores. Foi construido também um alambrado em volta do gramado de modo a oferecer maior proteção aos jogadores. O pórtico de entrada e a bilheteria ficava na rua Sete de Setembro.
Conforme Nage Mamed, o GAO ali necessitava construir a sua própria praça de esportes. Compreensiva a isso, nos anos 60 a Prefeitura Municipal cedeu um terreno de sua propriedade na rua Voluntários da Pátria. Porém, a Prefeitura concedeu um prazo para o GAO executar a obra. Como esse prazo nao foi cumprido, a Prefeitura retomou o terreno no qual, em 1974, foi construido a Escola Polivalente de Osório (atual Escola Estadual de 1o. Grau Maria Tereza V. Castilhos).
Fundado em 1953, já em 1954 o GAO disputou o campeonato municipal, enfrentando o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro – GESB e o Clube Atlético União. Todos os jogos foram disputados no “Campo dos Taquarais”, do GESB, visto que o GAO ainda não tinha o seu gramado. A equipe do GAO era formada por atletas locais e jogadores oriundos de cidades vizinhas, principalmente de Porto Alegre. Esses atletas nao residiam em Osório, eles aqui vinham apenas para treinar e jogar; às vezes, chegavam no dia do jogo (domingo) apenas para jogar. O campeão desse ano foi o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro – GESB que possuia uma equipe muito mais entrosada que também contava com atletas de outras localidades.
1955 – Nesse ano, a equipe do GAO veio mais fortalecida. Na disputa de jogos com a equipe do GESB e com o União, o GAO conquistou o seu 1º campeonato.
1956 – Nesse ano, o GAO sagrou-se novamente campeão.
1957 – Era o ano do Centenário de Osório (1857 – 1957). O GAO sagrou-se novamente campeão.
1958 – Novamente o GAO foi o campeão. O jogo final contra o GESB foi disputado no campo do GAO na mesma data em que a seleção brasileira sagrava-se campeã do mundo na Suécia (29/06/1958). O jogo Brasil x Suécia se desenrolou no final de manhã (no Brasil) e a partida GAO x GESB foi à tarde. Nota: Nesse ano, a equipe do GAO foi jogar na localidade de Igrejinha contra o time local.
1959 – Conforme depoimento de Nage Mamed, neste ano o GAO foi representado por uma equipe formada por atletas de Capão da Canoa. O campeão municipal desse ano foi o Grêmio Esportivo Sul Brasileiro – GESB.
TRICAMPEÃO MUNICIPAL (1960-1961-1962):
Nos anos de 1960, 1961 e 1962 o GAO atingiu o seu maior momento desportivo desse período quando além de conquistar o tricampeonato municipal, representou Osório no regional de amadores.
CAMPEONATOS ESTADUAIS (1960-1961):
1960 – Em 1960, o GAO, como campeão municipal, participou do Campeonato Estadual de Amadores, promovido pela Federação Rio-Grandense de Futebol (FRGF), antigo nome da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Representando o município de Osório, o GAO enfrentou as equipes do Jaú (Santo Antônio da Patrulha), Alvi-Rubro (Gravataí) e Igrejinha (Taquara). O GAO foi o vencedor desse Grupo. Na fase seguinte teve que enfrentar a equipe do 15 de Novembro (Campo Bom). Após 2 jogos, um em Campo Bom e outro em Osório, a equipe do GAO foi eliminada da competição.
1961 – No ano seguinte (1961), novamente como campeão municipal, representando o município de Osório, o GAO enfrentou o Alvi-Rubro (Gravataí) pela Chave 3, Série Branca. Como nos dois cotejos disputados, um em Gravataí e outro em Osório, ocorreram dois empates, houve necessidade de uma terceira partida que foi realizada em Santo Antônio da Patrulha, quando então a equipe de Gravataí levou a melhor, alijando o GAO de prosseguir na disputa.
[img:gao62b1.jpg,full,centralizado]
Fonte:Nage Mamed,pesquisador do GAO