Sport Club Itapira – Itapira (SP): Fundado em 1919

O Sport Club Itapira foi uma agremiação da cidade de Itapira (SP). Fundado no Domingo, do dia 07 de Setembro de 1919, por um grupo de jovens desportistas da cidade, na sala de leitura do Club XV de Novembro. A reunião foi presidida pelo Dr. Mario Fonseca que, em breve palavras, expôs os seus fins, enumerando as vantagens da cultura física.

Por deliberação dos presentes ficou definitivamente fundada a associação, com a denominação de Itapira Sport Club. A primeira diretoria ficou constituída:

Presidente – Dr. Mario Fonseca;

Vice-presidente – João Galvão Filho;

Secretário – Francisco Rocha;

Tesoureiro – José Santiago;

Diretor Esportivo – Carlos Marella.

Após fundar o Itapira, a diretoria filiou a agremiação na Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA), com o intuito de participar do Campeonato do Interior de 1920.

Em dezembro de 1920, foi constituída a seguinte diretoria:

Presidente – Dr. Mario Fonseca;

Vice-presidente – Dr. Gilberto Ratto;

Secretário – Francisco Rocha;

Tesoureiro – Durval S. da Cruz;

Diretor Esportivo – Coronel Francisco Vieira.

Em junho de 1923, Francisco Vieira assumiu a presidência do clube. A vice-presidência ficou com Américo Pereira Netto; 1º secretário foi o professor Juvenal de Campos; 2º Secretário Mario Fonseca Filho; Tesoureiro foi Sarkis João; 1º Diretor Esportivo era Francisco Rocha; 2º Diretor Esportivo ficou com Antonio Mello.

No domingo, no dia 08 de julho de 1923, foi até Itajubá (MG), para a disputa da Taça Wenceslau Braz. No final, o Sport Club Itapira derrotou o Itajubense Football Club pelo placar de 1 a 0, e ficou com o caneco.

No domingo, do dia 11 de outubro de 1925, foi realizado um amistoso, em Itapira. No final, num jogo de 11 gols, o Sport Club Itapira bateu o Paulista de Jundiahy por 6 a 5.

No dia seguinte, na segunda-feira, do dia 12 de outubro de 1925, as duas agremiações voltaram a campo para outro jogo amistoso, em Itapira. Dessa vez, a peleja terminou empatada em 3 a 3, entre o Sport Club Itapira e o Paulista de Jundiahy. Nos dois jogos as equipes atuaram com a seguinte escalação:

S.C. Itapira – Bertini; Abelardo e Sau; Didi, Cerillo e Thomaz; Augusto, Mellinho e Octavio.

Paulista de Jundiahy – Dica; Paulino e Villela; Candó, Euclydes e Lamanella II; Batata, Durval, Camargo, Lamanella e Minguta.

Participou do Campeonato Paulista do Interior de 1927 e 1928, conquistando bons resultados, como a goleada, em casa (domingo, dia 19/06/1927), diante da Associação Athletica Pinhelense, pelo marcador de 4 tentos a 1.

FONTE: Correio Paulistano

Distintivo: Livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista, de Rodolfo Kussarev

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *