Associação Athletica Ramenzoni – São Paulo (SP): Duas edições na Segundona Paulista

A Associação Athletica Ramenzoni foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). O clube Rubro-anil foi Fundado no domingo, do dia 15 de Setembro de 1929, por um grande número de funcionários da Fábrica de Chapéus Ramenzoni, da firma Dante Ramenzoni e Cia. Ltda. O local foi no escritório da referida firma, gentilmente cedido pelos diretores.

A sua Praça de Esportes ficava localizado na Avenida dos Estados, nº 8, no Bairro do Canindé, em São Paulo. Em pouco tempo, o clube contava com 300 sócios. Em 1942, alcançou o número de 450 sócios. 

A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte maneira:

Presidente Honorário – Lamberto Ramenzoni;

Vice-Presidente Honorário – Carlos Rusca;

Sócio Honorário – Ibsen Ramenzoni;

1º Presidente – Ziro Ramenzoni;

2º Presidente – Cesar Biondetti;

1º Tesoureiro – Orlando Pacini;

2º Tesoureiro – Firmino Calza;

Secretário Geral – Ivo Buoncristiani;

1º Secretário – João Cosentino;

2º Secretário – Igor Bittencourt;

Conselheiros – Bruno Lebblo, Gino Moro, Ítalo Vettorazzo e Menotti Coppini;

Revisores de conta – Achilles Camerini e Tullio Tito Lencioni;

Diretoria Esportiva:

Diretor Técnico – Floriano Guarany;

Diretor Esportivo – José Cortez, João Bertolucci e Carlos Avezzani;

Comissão Esportiva – José Leamare, Venancio Cristofari, Raphael Festa;

Sócios Beneméritos – Dante Ramenzoni (chefe da Casa Dante Ramenzoni Cia. Ltda.) e Leopoldo Sant’Anna (uma das figuras de maior destaque no esporte bretão).

Participou do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, em 1932 e 1934; e o Campeonato Paulista da Terceira Divisão, em 1933. Todos organizados pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos).

 Time de 1932: Nicola; Belleri (Antonio) e Sigimundo; Carlete, Luiz e Manzzioni; Picinin (Mosca), Dias, Antonelli, Morrone e Guarizo.

 Time de 1933: Nicola; Nelusco e Bileri; Luiz, Zanota e Pepi; Victorio (Mosca), Manolo, Pizzone, Moroni e Ary.

 

FONTES: A Gazeta – Correio de São Paulo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 06. Rodrigo Oliveira, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *