Associação Portugueza de Futebol – São Paulo (SP): Duas participações na Segundona Paulista

A Associação Portugueza de Futebol foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). A “Portugueza da Villa Pompéia” foi Fundado na quarta-feira, do dia 24 de Março de 1926, a sua Sede ficava localizada na Rua João Ramalho, nº 87, no Bairro dos Perdizes, em São Paulo. Já o seu campo ficava próximo à sede, mas o bairro era outro: na Villa Pompéia. O Presidente foi Álvaro Teixeira Pinto, que depois cedeu o posto para José dos Santos Penna, em 1929.

Na esfera futebolística, a Portugueza da Villa Pompéia participou do  Campeonato da 2ª Divisão Série Principal (na prática, era o Paulista da 3ª Divisão), de 1927. Em 1928 e 1929, esteve presente no Campeonato da 1ª Divisão (na prática, era o Paulista da 2ª Divisão). Todas essas três competições foram organizadas pela Liga de Amadores de Football (LAF).

Time de 1927/28: Alfredo (Antonio); Francisco (Brazão) e João; Cesar (Horácio), Constantino (Bianchini) e Américo (Zeca); Manoel (Américo II), João II, José, David e Humberto (Maneco).

Time de 1929: Bighetti; Aró e Constantino; José, Franco e Armandiho; Octavio, David, João, Maneco e Júlio. 

 

 

FONTES: O Combate – Diário Nacional – Correio Paulistano 

DISTINTIVO: Waldomio Junho – Livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista, de Rodolfo Kussarev 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *