São João Football Club – Piracicaba (SP)

O São João Football Club foi uma agremiação da cidade de Piracicaba (SP). Fundado nos anos 20, tinha a sua Sede na Avenida Fioravante Cenedese, nº 772, no Bairro de Artemis, em Piracicaba. Participou do Campeonato Paulista do Interior, organizado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Athleticos) de 1927, 1928.

FONTES: Wikipédia – Correio Paulistano – A Gazeta – Livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista”, do autor Rodolfo Kussarev – Waldomiro Junho 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “São João Football Club – Piracicaba (SP)

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Sim, consta no livro “Os esquecidos” os dois escudos, como participantes do campeonato do interior de 1942, na pág 208: – o São João Foot-Ball Club e o São João Foot-Ball Club de João Alfredo.

    Abs.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Este escudo recebi como sendo o São João FC., do Waldomiro Junho, extraído do livro Os Esquecidos!

    Abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    O escudo publicado não é do São João Foot-Ball Club do distrito de João Alfredo, atual Artemis, e sim de outro clube de Piracicaba com o mesmo nome. Conforme consta no livro “Os esquecidos”.

    Abs.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Obrigado pelas palavras!

    Nessa tentativa de disponibilizar o maior número possível de clubes dos anos 10 a 30, tenho encontrado
    dificuldades em obter informações de alguns clubes.
    Este, especificamente, se encaixa nessa escassez. Outros nem publiquei pela total falta de informações. Mas dentro do possível publicarei!

    Um grande abraço.

  5. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Existiu dois clubes homônimos em Piracicaba que coexistiram, sendo um deles, do Porto e Estação de João Alfredo, distrito de João Alfredo, que alterou o nome para distrito de Artemis em 1945.

    Segundo o livro “Os esquecidos”, o São João Foot-Ball Club de Artemis era também alvi-verde, mas com outro escudo.

    Apenas por curiosidade histórica, a ferrovia Ytuana, chegava até o Porto de João Alfredo, que iniciava a navegação do rio Piracicaba, transportando principalmente “sacas” de café, dos municípios abaixo do Piracicaba até sua foz no rio Tiete. E, entrando neste, até outros municípios produtores de café, como São Manuel e Botucatu, que fazia o transbordo do café no Porto Martins, que deste, iniciava ferrovia Ytuana, até São Manuel. Pouco tempo depois, a Ytuana fusionou com a ferrovia Sorocabana, e ligou a ferrovia ao distrito de Vitória, em Botucatu, hoje Vitoriana. Em Piracicaba, tinham duas ferrovias, a Ytuana/Sorocabana e a Paulista, que também tiveram seus clubes de futebol.

    Parabéns, pelas artigos dos clubes paulista do inicio do seculo.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *