Ruy Barbosa Football Club – São Carlos (SP): Fundado em 1929

O Ruy Barbosa Football Club foi uma agremiação da cidade de São Carlos (SP). O Alviceleste foi Fundado em 1929, por um grupo de desportistas da cidade. A escolha do nome foi uma homenagem à Rua Rui Barbosa, local este em que o clube foi criado.

A sua Sede ficava localizado, na Rua Rui Barbosa, s/n, na Vila Monteiro (Gleba I), em São Carlos. Além do futebol, o clube também participou das competições amadoras de basquete do Estado de São Paulo e da cidade.

O clube mandava o seus jogos no Estádio Municipal Rui Barbosa, inaugurado no dia 22 de maio de 1932, com capacidade para 2 mil pessoas, localizado na Vila Nery, em São Carlos. O Ruy Barbosa participou do Campeonato Paulista do Interior, em 1931, 1932 e 1933, organizado pela APEA (Associação Paulista de Esporte Athleticos), assim como do Campeonato Citadino de São Carlos.

O Ruy Barbosa Football Club existiu por 11 anos, quando em 1940, foi incorporado pelo Clube Comercial (Fundado em 1936) de São Carlos. E, no dia 09 de Janeiro de 1944, o Clube Comercial se fundiu com o São Carlos Tênis Clube (fundado em 1920), dando origem ao atual São Carlos Clube.  

Campeonato Paulista do Interior APEA – 1931
  • Campeão da 7ª região – Ruy Barbosa FC
Campeonato Paulista do Interior APEA – 1932
Campeonato Paulista do Interior APEA – 1933
  • Classificação Final Primeira Fase
    • 1.Comercial (Araras) – 18p (campeão)
    • 2.Rio Claro – 16p
    • 3.Ruy Barbosa – 13p
    • 4.Operário (Araras) – 09p
    • 5.Pirasununguese (Pirassununga) – 08p
    • 6.Lemense (Leme) – 07p
    • 7.Paulista (São Carlos) – 07p

FONTES: Wikipédia – Correio Paulistano – A Gazeta – O Correio de São Carlos – Livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista”, do autor Rodolfo Kussarev – Waldomiro Junho 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Ruy Barbosa Football Club – São Carlos (SP): Fundado em 1929

  1. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo!

    No fundo, no fundo há muitas histórias dentro de uma. Quando conseguimos juntar todos (ou os principais pontos), construímos um belo roteiro que poderia virar um bom filme ou um livro de excelência!

    Abraços

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Excelente artigo.

    Em 1932, o campeonato do Interior, não transcorreu com normalidade, devido a Revolução de 1932, iniciada em 9 de julho. Seu termino ocorreu em 1933, considerando a Série Santista e Série Campineira, com clubes de Campinas, Jundiaí, Amparo e Americana. Os campeões destas duas series do interior, Portuguesa Santista e Guarany de Campinas, disputaram a final do Interior e o estadual com o campeão da Serie Especial da capital, chamada de Taça Competência, vencido pelo Palestra Itália, ficando com o vice-campeonato estadual e do Interior a Portuguesa Santista.

    Este artigo demostra a realização em 1932 da Serie de Rio Claro – 5ª Região, organizado pela Liga Rio-clarense, que por alguma razão, ocasionada provavelmente a Revolução de 32, não foi considerado pela APEA, ou não chegou ao seu termino, sem um campeão.

    A partir de 1933 até 1941, não houve mais consenso na organização dos campeonatos do Interior, voltando somente após a reorganização do futebol paulista com a nova Federação Paulista de Futebol em 1941, que voltou a realizar o Campeonato do Interior com a ajuda das Comissões de Esportes Municipais, as antigas CCE’s – Comissão Central de Esportes.

    Como na nota do livro “Os Esquecidos”, na pág 163, a APEA não promoveu o campeonato do Interior, assim cada região fez seu próprio torneio, como de Bauru, Regional de Piracicaba, Liga Rio-clarense, Associação Central de Esportes de Jaú e outros.

    Assim, embora neste período da década de 30, não houve um campeão do interior, tivemos os campeonatos regionais, e seus respectivos campeões, como por exemplo, o São João Foot-Ball Club de Atibaia, campeão da Zona Bragantina em 1933, e como no artigo, o Comercial Foot-Ball Club de Araras campeão em 1933 pela Liga Rio-clarense.

    Parabéns Sergio,

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *