Esporte Clube 15 de Novembro

[img:15_campo_bom.gif,full,centralizado]

O Esporte Clube 15 de Novembro, nome com o qual surgiu, foi fundado em 15 de novembro de 1911, por operários de uma indústria de calçados – Vetter & Irmão, que passaram a praticar o futebol, um novo esporte que aparecia na região.
Em 1917, juntamente com duas outras entidades locais (Sociedade Alemã de Tiro e a Sociedade de Canto), participou da fundação da Sociedade Concórdia, um clube social com vários departamento
Em 12 de abril de 1943, a Diretoria da Sociedade Concórdia resolveu extinguir o departamento de futebol, que tornou-se independente, até no nome : E. C. Independente, adotando as cores branca e preta. Esta decisão provocou muitas polêmicas, mas a verdade é que o futebol progrediu.
Após um grande movimento popular, o E. C. Independente recebeu o seu nome de origem, E. C. 15 de Novembro e foram adotadas as cores originais : amarelo, vermelho e verde. Isso aconteceu no dia 29 de setembro de 1949.Em 1957, o “15” conquistou o seu primeiro e importante título :
Campeão da Zona Sul do Estado.

Mas no ano de 1960 foi iniciada a conquista de muitos e importantes títulos a nível estadual, na categoria especial de amadores. Com uma equipe modesta, sob o comando do treinador Raul Freitas, o “15” conquistava o campeonato estadual, Série Branca. Muita raça e entusiasmo dos jogadores, para alegria de uma torcida que, aos domingos, prestigiava o clube no Estádio dos Eucaliptos (hoje Estádio Sady Arnildo Schmidt).O feito repetiu-se em 1961, 1963,1964 e 1966.

Em 1968 veio o primeiro título do Absoluto de Amadores. E o “15” continuava a conquistar títulos e mais títulos : 1970, 1971, 1972, 1973, 1976, 1977, 1982, 1987, 11920 e 1992.
O E. C. 15 de Novembro é o maior ganhador de títulos
amadores do Estado do Rio Grande do Sul.No ano de 1988, no Estado do Paraná, o 15 de Novembro conquistou o primeiro título de Campeão Sul-brasileiro de Futebol Amador, disputado contra clubes catarinenses e paranaenses.Em 1975 passou a chamar-se CLUBE 15 DE NOVEMBRO, por força da fusão com a Sociedade Concórdia, cuja denominação deixou de existir : tudo passou a ser Clube 15 de Novembro.Em 1994 profissoinalizou-se, disputando a segundona do futebol gaúcho. Sagrou-se vice-campeão, com passagem para a Série B da primeira divisão. Em 1998 obteve o segundo lugar na Copa Abílio dos Reis, o que lhe deu o direito de disputar a Série A da primeira divisão, juntamente com Juventude, Grêmio, Internacional e outros clubes da elite gaúcha.

Em 1999 outra vez disputou a Série B e, com extraordinário brilho, voltou à Série A. Preparou-se cuidadosamente, ficou campeão da fase classificatória – Chave 2, e conquistou o direito de participação no Octogonal final do Gauchão/2000, etapa disputada somente pelos grandes do futebol riograndense. Após brilhante campanha, o estreante “15” ficou em 5º lugar, atrás somente de Grêmio, Internacional, Caxias e Juventude.A primeira grande campanha aconteceu em 2002. Com um excelente plantel, o “15” chegou às finais do Gauchão, disputando o título contra o S.C. Internacional. Foi vice-campeão e este fato mobilizou ainda mais a direção do Clube.Em 2003 não foi diferente, Mercê de uma campanha melhor do que em 2002, o “15” chegou outra vez ao vice-campeonato gaúcho. Outra vez contra o S. C. Internacional, de Porto Alegre.Em 2004, com outro grande elenco, o “15” chegou ao terceiro lugar na Copa do Brasil. intercalando jogos desta competição com o certame gaúcho. Uma verdadeira maratona de jogos.

A Copa do Brasil fez história, promoveu o “15” e o município de Campo Bom além das fronteiras brasileiras. Em terceiro lugar, só perdeu posição para Santo André, que foi o campeão, e o Flamengo carioca, segundo colocado. À frente. logicamente, de todos os clubes brasileiros tradicionais em grandes competições. Veio o ano de 2005 e o “15” conseguiu armar mais uma grande equipe. Foi o melhor nas etapas iniciais do Gauchão e classificiu-se para as finais, jogadas, outra vez, contra o Internacional, de Porto Alegre.No Beira-Rio, vitória do Inter, 2 a 0. Na final de Campo Bom, vitória do “15” por 3 a 2 (2 a 0 nos 90 minutos e 1 a 2 na prorrogação).Como o regulamento não estipula o saldo de gols e como a prorrogação não deixa de ser um complemento do jogo disputado anteriormente, muitos especialistas entendem que o “15” é o campeão de direito do Gauchão/2005.Mas os torcedores do Rio Grande do Sul e do Brasil viram, na realidade, um grande time de futebol, que em 2006 vai outra vez disputar a Copa do Brasil. Para alegria dos torcedores.2006 – Muito planejamento, contratações e novamente uma bela equipe. Vários certames, o Gauchão, a Copa do Brasil e a Copa Emídio Perondi.Na Gauchão, as coisas não andaram como deveriam andar. Intercalando o Gauchão, jogos pela Copa do Brasil, viagens, etc., dando pouco tempo para recuperação física e técnica.

Na Copa do Brasil, o “15” eliminou, na primeira fase, o Noroeste de Baurú, vencendo em casa pelo escorte de 4 a 1 e perdendo em São Paulo por 2 a 0. Na segunda fase, o “15” eliminou o Grêmio Portoalegrense, a quem venceu em Campo Bom, por 1 a 0. Perdeu no Estádio Olímpico pelo mesmo escore e eliminou o clube da capital nas penalidades máximas por 6 a 5. Foi eliminado, na terceira fase, pelo Volta Redonda, que venceu o primeiro jogo, no Rio de Janeiro, por 1 a 0. Em Campo Bom, vitória do “15” por 2 a 1. O gol qualificado beneficiou o Volta Redonda.E na terceira competição do ano, o “15” sagrou-se Campeão da Copa Emídio Perondi. Derrotou, nas finais, a Ulbra, de Canoas, por 3 a 1 (no Complexo Esportivo da Ulbra) e por 3 a 0 no jogo disputado em Campo Bom.
No ano de 2007, o clube não fez boa campanha no Gauchão. Participou somente da primeira fase, permanecendo, contudo, na elite do futebol gaúcho.

Fonte:Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *