Campeonato Carioca da Série C (Quarta Divisão) de 2017: começa no dia 9 de julho

Em arbitral realizado na tarde desta terça-feira (09 de maio de 2017) a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) definiu finalmente os componentes do Campeonato Estadual da Série C (na prática a Quarta Divisão). A 1ª rodada será em 9 de julho.

Os 17 participantes ficaram divididos em dois grupos. Os estreantes no profissionalismo são Brasileirinho, 7 de Abril e Viva Rio (Pérolas Negras). Já o Campos, que mantinha parceria com o Carapebus, e chegou até a Série A, requereu e conseguiu a sua refiliação aos quadros profissionais da entidade. Por isso, deverá refazer o caminho em direção à elite do futebol fluminense. O EC Resende, ausente desde 2006, volta à competição, assim como o Casimiro de Abreu, licenciado desde 2007.
As chaves ficaram assim compostas:

GRUPO A:

Viva Rio (Pérolas Negras);

Teresópolis;

Paduano;

 Itaperuna;

Tomazinho;

 Paraíba do Sul;

7 de Abril;

Campo Grande.

GRUPO B:

Riostrense;

União de Marechal;

Campos;

Brasileirinho;

Heliópolis;

Casimiro de Abreu;

Itaboraí Profute;

Miguel Couto;

EC Resende.

REGULAMENTO
O regulamento será mantido em relação à última edição da Série C. Haverá, portanto, quatro vagas de acesso. Na primeira fase ocorrerá dois turnos. No primeiro os clubes se enfrentam na mesma chave. No segundo, ocorrerá o cruzamento. Os primeiros de cada grupo avançarão diretamente à decisão e já garantirão vaga na Série B2 de 2018.
Já as outras duas equipes promovidas serão conhecidas nos playoffs através de um cruzamento entre o segundo e o terceiro colocado das duas chaves. Os confrontos serão de ida e volta. Apenas cinco atletas acima dos 23 anos poderão ser utilizados. As inscrições poderão ser feitas até a segunda rodada do returno.

No que tange à parte financeira, os clubes deverão receber alguma ajuda, ainda não especificada pela Federação. Sob risco de ficar fora da competição, o Campo Grande conseguiu resolver sua situação através de uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Coincidentemente a advogada do clube é a filha do presidente da entidade, Rubens Lopes.

Já o Rubro Social, de Araruama, não teve a mesma sorte e nem o mesmo advogado e ficará novamente fora da disputa. Itaperuna, Paduano, Heliópolis, Tomazinho e Miguel Couto são outras agremiações que retornam à competição.
Jogos da primeira rodada:

Pérolas Negras x Campo Grande

Teresópolis x 7 de Abril

Paduano x Paraíba do Sul

Itaperuna x Tomazinho

Riostrense x EC Resende

União de Marechal x Miguel Couto

Campos x Itaboraí Profute

Brasileirinho x Casimiro de Abreu

Folga: Heliópolis

Profute vem sob nova direção com parceria com Volantes
Após vencer o Torneio Amistoso no ano passado, o Itaboraí Profute virá com outra administração. O novo presidente é Murilo Lima, dirigente da Associação Atlética Volantes, de Mesquita, que por anos foi filiada aos quadros da Federação, chegando até a vencer o Campeonato Estadual da Série C de Juniores de 1986.

O novo mandatário adquiriu o clube das mãos do pastor Márcio Jorge, que se encontra em delicado estado de saúde. Por conseguinte, o mando de campo da equipe será o estádio Augusto Simões, no bairro de Presidente Juscelino, em Mesquita. O antigo gerente de futebol Gilberto Figueiredo, o qual fez ótimo trabalho no Duquecaxiense e no próprio Profute, continuará dando assistência, porém mais à distância por conta de outras atribuições.

Estreantes, Brasileirinho e 7 de Abril prometem surpreender

O atual campeão amador da capital da categoria sub 20, Brasileirinho é um dos estreantes no profissionalismo. O time das cores verde e amarela deverá fazer seu mando de campo no estádio Mourão Filho, do Olaria Atlético Clube. Já o 7 de Abril, presidido pelo engenheiro Nelri Ferreira Leite, cuja maior conquista foi o vice-campeonato da Liga Rio Copa em 2014, poderá atuar em Teixeira de Castro, de propriedade do Bonsucesso Futebol Clube. Ambos são organizações não governamentais que visam apoiar crianças e jovens, tirando-as da rua e levando-as à pratica do desporto.

 

FONTES: Super Gol – André Luiz Pereira Nunes 

FOTO: Úrsula Nery (Agência FERJ) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *