VASCO,Campeão Sul-Americano de Clubes Campeões 1948

[img:vasco_atual_1.jpg,full,centralizado]

Os vascaínos têm hoje um grande motivo para se orgulhar. Há exatos 60 anos, em 1948, o Gigante da Colina sagrou-se campeão invicto do Sul-Americano de Clubes Campeões. O inesquecível Expresso da Vitória conquistou o primeiro título internacional de um clube brasileiro e, de quebra, assegurou o primeiro caneco do futebol nacionalno exterior. Em 1997, a Conmebol reconheceu o título, considerando o Vasco campeão sul-americano.

O time foi ao Chile por ter conquistado o Carioca de forma invic¬ta em 1947. O Colo Colo, além do campeão chileno do ano anterior, era o anfitrião. River Plate e Nacional detinham títulos argentino e uruguaio,respectivamente. Emelec (EQU),Litoral (BOL) e Municipal (PER) eram os outros participantes.
Depois de estrear com vitória de 2 a 1 sobre o Litoral, o Vasco enfrentou o Nacional. Os uruguaios não seguraram o Expresso da Vitória,que aplicou inapeláveis 4 a 1. Jogadores que cravaram seus nomes na história do Clube da Colina e do futebol brasileiro, como Ademir de Menezes e Friaça, deixaram suas
marcas na goleada.

Na seqüência, foi a vez de o Municipal sentir a força do Expresso.
A goleada de 4 a 0, com dois gols de Friaça, foi a terceira vitória em três jogos. A partida seguinte, contra os equatorianos do Emelec, terminou com vitória vascaína por 1 a 0.
O excelente início de competição permitiu ao Vasco chegar bem posicionado na tabela às duas partidas finais, contra Colo Colo e River Plate. Contra os chilenos, empate em 1 a 1.
Finalmente, em 14 de março, uma nova igualdade em 0x0 contra o River Plate.

Fonte:Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *