Primórdios do Futebol Piauiense

Várias instituições precederam o que hoje é a Federação de Futebol do Piauí. Na primeira metade do século passado, quando o então chamado esporte bretão ainda sobrevivia de forma amadorista, os campeonatos estaduais tinham, efetivamente, ares citadinos. Uma liga realizava o certame com os clubes de Parnaíba,enquanto a outra com os da capital.

Ressalte-se, por oportuno, que a Confederação Brasileira de Desportos (a CBF de hoje), reconhecia apenas a Liga de Parnaíba. Entre 1916 e 1940 convivemos com esta realidade, sendo o campeonato, ao longo desses anos, promovido pela Liga Sportiva Parnahybana, Liga Piauiense de Esportes Terrestres (Parnaíba), Diretório Piauhyense de Esportes Terrestres, Liga Sportiva Theresinense, Liga Piauhyense de Sports Athleticos, Liga Piauhyense de Sports Terrestres e Liga Teresinense de Esportes Terrestres (Teresina). Esse período ficou marcado pela existência de dois campeões a cada temporada.

A disputa pela supremacia do futebol piauiense, entre Parnaíba e Teresina, começou a acabar quando o Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, assinou o Decreto-Lei nº 3.199, de 14 de abril de 1941, que estabelecia as bases de organização dos desportos em todo o país, criando o Conselho Nacional de Desportos. Os estados teriam que ter apenas uma Federação e o artigo 47 determinava que esta fosse nas capitais. As outras cidades poderiam ter ligas.

A 25 de novembro de 1941, Automóvel, Artístico, Botafogo, Flamengo e Terríveis fundaram a Federação Piauiense de Futebol, elegendo como primeiro presidente o desportista Raymundo Ney Baumann. Com a implantação do profissionalismo (gestão Alfredo Alberto Leal Nunes), ela passou a chamar-se Federação Piauiense de Desportos e em 1991, por ocasião das comemorações do seu cinqüentenário, transformou-se na atual Federação de Futebol do Piauí.
Nos anos 40, nasceu o maior campeão do Estado, o River. Ele conseguiu o seu primeiro título em 1948, mas foi na década de 50 que pulverizou todos os adversários. Faturou um heptacampeonato entre 1950 e 1956 e um hexa entre 1958 e 1963.
Atualmente também tem destaque é a equipe do Parnahyba tricampeão 2004,05 e 06.

Número de títulos por clube

* 27 – River Atlético Clube
* 15 – Esporte Clube Flamengo
* 5 – Botafogo Esporte Clube,Piauí Esporte Clube e Sociedade Esportiva Tiradentes
* 4 – Sociedade Esportiva Picos
* 3 – Parnahyba Sport Club
* 2 – 4 de Julho Esporte Clube
* 1 – Associação Atlética Cori-Sabbá

* Nota:O título de 1975 foi dividido entre River e Tiradentes.

Fonte:Arquivos pessoais e FPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *