O Futebol na Telona

Copa Rocca 1939
(1939, p&b, 8 min 16mm)
Direção de Humberto Mauro
Documentário produzido pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) acerca da Copa Rocca.

O Craque
(1954, p&b, 90 min, Beta)
Direção de José Carlos Burle
Com Carlos Alberto, Eva Wilma, Herval Rossano, Blota Júnior e Inezita Barroso.
Comédia popular da Multifilmes sobre a ascensão de jogador em uma equipe profissional. Filmado no Corinthians com a participação dos jogadores Baltazar, Carbone, Gilmar, Índio, Luizinho, Olavo e Roberto.

Subterrâneos do Futebol
(1968, p&b, 30 min, DVD)
Direção de Maurice Capovilla Terceiro episódio do longa Brasil Verdade. Caracteriza o futebol como válvula de escape às frustrações populares. Música de Gilberto Gil.

Boleiros, Era uma vez o Futebol…
(1998, cor, 93 min, 35mm)
Direção de Ugo Giorgetti
Com Otávio Augusto, Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Marisa Orth, Adriano Stuart, Denise Fraga, Rogério Cardoso, André Abujamra e Cássio Gabus Mendes
Em um bar paulistano, grupo de ex-jogadores, técnicos e juízes se reúnem para lembrar histórias do mundo do futebol. Otávio Augusto vive um juiz corrupto que manda repetir uma cobrança de penâlti várias vezes, até que o jogador consiga marcar. O filme ganhou uma continuação: Boleiros 2 – Vencedores e vencidos.

O Corintiano
(98 min, p&b, 1966, DVD)
Direção de Milton Amaral
Mazzaropi interpreta um torcedor fanático entra em conflito com os filhos e os vizinhos ‘palestro-italianados’.

A Propósito do Futebol
(1975, cor, 7 min, 16mm)
Direção de Roberto Kahané e Domingos Demasi Montagem reflexiva sobre o futebol como esporte de massa nas palavras de Oswald de Andrade.

Copa 78, o Poder do Futebol
(1979, cor, 90 min, 35mm)
Direção de Maurício Sherman
Documentário que prioriza os bastidores da Copa do Mundo de 1978 na Argentina. Realizado por Maurice Capovilla e Paulo César Saraceni, foi finalizado por Sherman devido a desentendimentos com os produtores que não aceitaram críticas mais contundentes à ditadura Argentina.
Narração de Sérgio Chapelin.

Todomundo (Futebol + Torcida = Espetáculo Total)
(1980, cor, 35 min, 16mm)
Direção de Thomaz Farkas
Espetáculo visual que analisa o culto do futebol pelas torcidas dos times.

Flamengo Paixão
(1980, cor, 70 min, 16mm)
Direção de David Neves
A história do Flamengo é contada a partir da ótica do torcedor com destaque para a conquista do tricampeonato carioca. Utiliza grande quantidade de material de arquivo, inclusive imagens de um Fla-Flu de 1924.

Futebol 3: Jogo dos Homens/Meio de Vida/Zona do Agrião
(1980, p&b, 38min, 35mm)
Direção de Roberto Moura
Documentário em três episódios que oferece uma abordagem mais ampla sobre o esporte, priorizando aspectos sociais e econômicos.

Cinema e Futebol
(1980, cor, 48 min, 16mm)
Direção de David Neves e Chico Drummond
Documentário sobre o futebol visto pelo cinema desde o início do século XX. Realização conjunta da TV Cultura e da Cinemateca Brasileira.

Gaviões
(1982, cor, 22min, 16mm)
Direção de André Klotzel
Filme pioneiro sobre a maior torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel.

Onda Nova
(1983, cor, 98 min, 35mm)
Direção de José Antônio Garcia e Ícaro Martins
Com Carla Camurati, Tânia Alves, Regina Casé, Vera Zimmermann, Cristina Mutarelli, Ênio Gonçalves e Sérgio Hingst.
Garotas tentam montar um time de futebol feminino. Em clima de pornochanchada com elementos surrealistas, o filme retrata a juventude underground paulistana do início dos anos 80. Filmado no Parque São Jorge com participações especiais de Caetano Veloso, Osmar Santos, Casagrande e Wladimir.

Perigo Negro
(1993, cor, 27 min, 35mm)
Direção de Rogério Sganzerla
Com Abraão Farc, Helena Ignez, Antônio Abujamra e Paulo Moura.
Episódio do longa Oswaldianas, baseado em romance de Oswald de Andrade. A trajetória de um futebolista e narrada por um fanático torcedor.

Uma História de Futebol
(1998, cor, 22 min, 35mm)
Direção de Paulo Machline Com José Rubens Chachá, Marcos Leonardo Delfino, Eduardo Santos, Eduardo Santos e narração de Antônio Fagundes.
Um amigo de infância de Pelé conta a história do desafio entre os times rivais ‘7 de setembro’e ‘Barão do Noroeste’ na cidade de Bauru em 1950. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem.

Driblando o Destino (Bend it like Beckham)
Direção: Gurinder Chadha
Com: Parminder K. Nagra, Keira Knightely, Archie Panjabi Inglaterra – 2002 – 112 minutos – 35mm – Comédia
O sonho da jovem imigrante de origem indiana Jesminder Bhamra é seguir o caminho de seu ídolo David Becham e se tornar uma jogadora profissional de futebol.
Entretanto, ela enfrenta problemas em sua família, que deseja que ela siga os costumes indianos tradicionais, assim como sua irmã mais velha, Pinky. O confronto familiar chega ao ápice quando Jesminder é obrigada a escolher entre a tradição de seu povo e seu grande sonho.

Ginga – A alma do futebol brasileiro
Direção: Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves
Com: Fernando Meirelles e Hank Levine/ O2 Filmes e Nike Brasil – 2006 – 81 minutos – 35mm – Documentário
O grande segredo do domínio brasileiro no futebol é a ginga de seus jogadores.
Uma habilidade de corpo que os torna capazes de driblar, passar a bola e marcar o gol como se o adversário não existisse. Mas ginga não se aprende. É algo mítico, inerente ao Brasil. Ginga é um jeito de não se levar nada muito a sério, usar bem os pés, o calcanhar e as coxas durante o jogo e fora dele.
Vários brasileiros, de diferentes níveis sociais e de várias partes do país, relatam, no documentário, a sua paixão e habilidade no futebol e a importância do gingado em suas vidas.

O Milagre de Berna
(Das Wunder von Berner/ The Miracle of Bern )
Direção: Sonke Wortmann
Alemanha – 2003 – 114 minutos – 35mm – Drama
Na Alemanha, verão de 1954, um garoto de 11 anos que adora futebol tenta acompanhar cada momento dos últimos jogos que decidirão a final da Copa do Mundo. Mas a relação com seu pai não está fácil, pois ele acaba de retornar da Rússia, onde ficou por 11 anos como prisioneiro de guerra, trazendo consigo sérios problemas emocionais e dificultando a convivência com todos da família.
O menino não desiste e vai tentar superar todas as barreiras existentes em seu caminho para alcançar o seu ideal de ver o time de sua nação jogar a final da Copa do Mundo – a histórica final da Copa da Suíça de 1954, em que a seleção da Alemanha milagrosamente superou a favorita Hungria.

O Casamento de Romeu e Julieta
Direção: Bruno Barreto
Com: Ricca, Luana Piovani, Luis Gustavo, Leonardo Miggiorin, Berta Zemmel Brasil – 2005 – 93 minutos – 35mm – Comédia
Alfredo é um advogado descendente de italianos, palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua filha Julieta, jogadora do time feminimo do Palmeiras, para ser mais uma apaixonada pelo time. Mas Julieta se apaixona por Romeu, um médico oftalmologista que é corinthinano roxo. Em nome do amor, Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo seu rival, tentando conquistar a simpatia do sogro. Mas suas atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho e na avó Nenzica, ambos corinthianos fanáticos.

Rojas
Direção: Alexandre Mello Zaidan
Brasil – 1994 – 5minutos – 16mm
Rojas, o polêmico goleiro chileno, é inquirido por um jornalista sobre acontecimentos do jogo Brasil e Chile, em que ele fingiu ter sido atingido por um rojão disparado pela torcida.

Artigo 25
Direção: Marcos Fábio Katudjian
Brasil – 1995 – 17 minutos – 35mm
Imagens das brigas do jogador de futebol Edmundo alteram-se com uma aula fictícia sobre vítimas, crime e punição e com história de uma garota de programa.

Cartão Vermelho
Direção: Laís Bodanzky
Brasil – 1994 – 13 minutos – 35mm
O mundo de Fernanda, uma adolescente que joga futebol como os meninos: mata no peito, domina na coxa e toca a bola no vão das pernas.

Garrincha – A estrela solitária
Direção: Milton Alencar
Com: André Gonçalves, Taís Araújo, Chico Diaz, Alexandre Schumacher, Henrique Pires Brasil – 2005 – 110 minutos – 35mm – Drama
Baseado na biografia escrita por Ruy Castro, o filme conta a vida de Mané Garrincha, o “demônio das pernas tortas”, dentro e fora do campo, confrontando o mito do futebol mundial ao homem humilde do interior. As várias facetas do craque são mostradas a partir das lembranças de pessoas que lhe foram muito próximas e que o amaram de diferentes maneiras, como a cantora Elza Soares e o colega Nilton Santos, compondo uma visão multilateral de sua personalidade e de seu destino de glórias e tragédias.

Gol! (Goal!)
Direção: Danny Cannon
Com: Kuno Becker, Sven-Göran Eriksson, David Bechkam, Wayne Rooney, Zinedine Zidane Estados Unidos/ Inglaterra – 2005 – 118 minutos – 35mm – Aventura
Como milhões de crianças ao redor do planeta, Santiago alimenta o sonho de se tornar um jogador de futebol profissional , para desgosto de seu pai, que não acredita em um futuro feliz para o filho no futebol. Vivendo no bairro latino em Los Angeles , Santiado não costuma alimentar muito seu sonho até que consegue um teste para entrar no time de futebol inglês Newcastle United.
Superprodução de 100 milhões de dólares, Gol! foi planejado como primeira parte de uma trilogia que seguirá toda a carreira de Santiago.

“Meu Nome É Joe” (“My Name Is Joe”).
Inglaterra, 1998. Direção de Ken Loach, com Peter Mullan e Louise Goodall. Consórcio Europa. Colorido, 105 min.
O futebol está presente no filme, mas “Meu Nome É Joe” não é sobre futebol. É uma história de amor permeada pelas conhecidas preocupações políticas e sociais do diretor. Mullan é Joe, um desempregado (e ex-alcoólatra) que treina um time de várzea. Esse time usa as camisetas da mítica seleção brasileira de 1970, que ganhou o tri. Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto, Rivelino, Tostão e Gérson são todos citados. Joe envolve-se com uma assistente social, interpretada por Louise Goodall. O romance é dificultado pelas ligações de ambos com o casal formado por outro desempregado e uma junkie.

8 pensou em “O Futebol na Telona

  1. Gilberto Maluf

    Tem um A História do Futebol 5 – Um Jogo Mágico – Super Estrelas , do ano 2001 que elenca os seguintes jogadores:
    Pelé, Ronaldinho, Maradona, Zico, Alfredo Di Stefano, Aimé Jacquet, Alan Shearer, Paolo Rossi, Dino Zoff, George Best, Kenny Dalglish, Klinsmann, Zinedine Zidane . De todos os filmes que foram relmbrados, vi pouquíssimos.

  2. Edu Cacella

    Título: DVD A História do Futebol – Super Estrelas – A Imprensa
    Título Original: A História do Futebol – Super Estrelas – A Imprensa
    País(es) de Origem:
    Ano de Produção: 2005
    Ano de Lançamento:
    Audio Original: Inglês

  3. Edu Cacella

    A HISTÓRIA DO FUTEBOL (VOL 4) – CLUBES E PAÍSES – AS TRAGÉDIAS ( A História do Futebol (vol 4) – Clubes e Países – As Tragédias)

    Brasil / 2002

    Sinopse:
    CLUBES E PAÍSES

    As glórias e as derrotas do futebol francês, a transformação da Juventus em um “Super Clube”, o equilíbrio entre clubes e seleções. Dwight Yorke discute a necessidade de equilibrar os balanços do Manchester United e de Trinidad. Sir Alex Ferguson analisa as mudanças que testemunhou no Manchester United, o primeiro clube de 1 bilhão de libras. Entrevista com Lucien Laurent, o primeiro jogador a marcar um gol na Copa Mundial.

    AS TRAGÉDIAS

    Acontecimentos e histórias que foram “manchetes”. Tragédias que uniram comunidades, guerra provocada por um jogo e o “hooliganismo” que já chegou a ameaçar a própria existência do futebol.
    Informação Especial:
    Informações Especiais

    Finais dos Campeonatos Europeus de 1960, 1964, 1968, 1972 e 1976
    Hillsborough
    Heysel é relembrado
    Dificuldades no campo
    Biografia de jogadores

  4. Edu Cacella

    Eu vi o filme foi bem feito mesmo,e no final homenageiam os ainda na época vivos jogadores desta partida,o destaque foi o goleiro dos EUA,mas o jogo real foi no estádio Independência em BH

  5. Gilberto Maluf

    Não sabia deste filme Inglaterra x EUA. Fui pesquisar e veja o que li:
    “O filme falava sobre a vitória da equipe amadora de futebol dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 1950, contra a poderosa Inglaterra.
    E foi filmado nas Laranjeiras, do Fluminense. Dá pra ver ao fundo alguns morros cariocas, mas realmente a caracterização do estádio, os figurantes vestidos de brasileiros da época nas arquibancadas, tudo muito bom. Destaque para a atuação do ator que representava o narrador do jornal O GLOBO da época. Acho que falava igualzinho ao de verdade: “Onze, é a camisa dele!!” Aliás, diga-se de passagem, o pouco tempo em que ele aparece mostra-se bem melhor que o narrador da BBC.

    A cidade do Rio de Janeiro antiga, com ruas com paralelepípedo, carnaval de antigamente, com povo mascarado, blocos e tudo, amendoeiras na calçada, sacadas de casas antigas, hotéis de meia estrela em contraste com o Copacabana Palace, gafieiras, músicas da época… Enfim, tudo isso foi o ponto alto do filme. Já o futebol não foi tão mal” .

  6. Edu Cacella

    Tem o do jogo INGLATERRA X EUA,filmado no Brasil nas Laranjeiras..

    Tem tbm Hooligans,sobre a violência nos estádios,n sei se estão valendo filmes de fora do Brasil

  7. Gilberto Maluf

    Obrigado. Fica registrado, são mais 5 filmes que vc lembrou. E tem também o Fuga para a Vitória.

  8. Ricardo Amaral

    Acrescente:
    -GOL II(já lançado) e terá ainda GOL III
    -Acho que “Batalha dos aflitos” filme sobre o acesso do gremio
    -Todos Os corações do Mundo
    -Penalidade Máxima
    -Pelé Eterno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *