Sport Club de Juiz de Fora!!!!

[img:Sport_Club_Juiz_de_Fora_MG.jpg,full,centralizado]
O Sport nasceu de um outro antigo clube de Juiz de Fora, a Sociedade Recreativa Comercial Clube, que tinha sede na esquina das ruas Batista de Oliveira e Halfeld. Em uma das assembléias do Comercial, por sugestão do Dr. Joaquim Pereira do Nascimento, foi criada a parte esportiva do clube, chamada de Sociedade Esportiva do Comercial Clube. Para organizar este departamento foram designados o próprio Joaquim Pereira do Nascimento e o médico Antônio Mourão Guimarães.
Criada a parte esportiva do Comercial Clube esta precisava de um local para ser instalada. Os responsáveis então procuraram o Sr. José Procópio Teixeira, então presidente da Câmara Municipal, proprietário do terreno próximo ao Largo do Riachuelo, propondo alugá-lo.
O Comercial Clube foi então informado que a Sociedade Esportiva já estava organizada e com sede alugada, embora ainda não tivesse sócios. Foi convocada então uma assembléia e convidados todos aqueles que tinham interesse nos esportes. Nesta assembléia foram aprovadas duas propostas vitais para a criação do Sport:

A Sociedade Esportiva do Comercial Clube passaria a se chamar SPORT CLUB JUIZ DE FORA.
O SPORT CLUB JUIZ DE FORA seria uma sociedade independente do Comercial Clube, embora ainda dispondo da sede do Comercial.
Foi então eleita a primeira diretoria do Sport, que tinha os seguinte membros:

Convencionou-se então como data oficial de fundação do clube o dia 24 de setembro de 1916, mas há quem não concorde com essa data. Em entrevista ao jornalista Márcio Guerra, para o Jornal do Sport, em 1987, Arlindo Leite, um dos fundadores do Verdão afirmou que a data correta de fundação é o dia 17 de setembro, uma semana antes da data oficial. Essa provavelmente é uma dúvida que vai ficar na história. Enquanto isso os periquitos têm duas datas para comemorar o aniversário do SPORT CLUB JUIZ DE FORA.

Grandes Obras

1. 1º de outubro de 1916: na administração do presidente Antônio Mourão Guimarães, foi inaigurada, no campo da Rua Benjamim Constant esquina com Santo Antônio, a PRIMEIRA ARQUIBANCADA COBERTA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. A data também foi a da inauguração da primeira sede própria do Sport Club Juiz de Fora. Mais tarde a arquibancada foi ampliada na administração do presidente José Procópio Teixeira Filho.
2. 24 de abril de 1933: sob a administração do presidente Pedro Vieira Mendes, foi adquirido um vasto terreno na Avenida Barão do Rio Branco, onde deveria ser construída a praça de esportes do Sport e onde hoje se situa o clube.
3. 16 de janeiro de 1938: já sob a administração do inesquecível Francisco Queiroz Caputo, foi inaugurada a PRIMEIRA PISCINA SUSPENSA DA AMÉRICA DO SUL. Na festa de inauguração foram realizadas diversas provas de natação, que contaram com a presença das maiores autoridades nacionais do esporte na época.
4. 7 de março de 1938: foi inaugurado o Stand de Tiro ao Alvo do Sport.
5. 22 de setembro de 1940: duas grandes obras foram inauguradas no Sport. A Sede Social, com um luxuoso salão de baile, bar, sala de jogos, etc, e uma Quadra Poliesportiva, destinada principalmente à prática de vôlei e basquete.

Curiosidades

Por ser um dos clubes mais importantes do estado e um dos mais tradicionais do Brasil, o Sport sempre teve nomes ilustres entre seus associados e atletas. Como o do ex-Presidente da República Itamar Franco, que atuou e foi campeão pelos times de basquete do Verdãona década de 1950. Outro ex-Presidente da República que foi sócio do Sport foi João Batista Figueiredo. O ex-prefeito Tarcísio Delgado, além de sócio, sempre declarou abertamente ser torcedor do Verdão.

Em 1986, o presidente Francisco Queiroz Caputo e o Sport foram homenageado pela Escola de Samba Unidos do Grizzu, tendo sido tema do enredo.

Em 1987, o Sport montou um departamento de futebol de mesa, comandado por Gilson Nogueira e foi campeão da Taça Juiz de Fora de Futebol de Mesa.

Durante o período em que o presidente Caputo era dirigente, somente por duas vezes o Sport teve mais de uma chapa competindo: em 79 e 85. E em todas as duas Caputo venceu.

Todos os torcedores da velha guarda do Sport contam que o saudoso Fernando de Paiva Matos, um dos maiores nomes da educação de Juiz de Fora, dava uma trabalhão para o patrimônio do clube. Ele via os jogos do Sport próximo ao alambrado e o chutava o tempo todo. Dia seguinte ao jogo, bastava olhar onde havia buraco no alambrado para saber de onde o professor Fernando torceu pelo Sport.

Você se lembra do Anapolina? O atacante que jogou pelo Serrano, de Petrópolis, tirou a chance do Flamengo ser tetracampeão do Rio em 1980, marcando o único gol na partida final. O jogador, em recente trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Comunicação Social da UFJF feito pelo aluno Eduardo Rocha, conta em um documentário que jogou no juvenil do Sport e que foi no Verdão que se profissionalizou.

Alberto Surerus, que foi um dos grandes atletas do basquete do Sport, lembra com entusiasmo do bicampeonato conquistado pelo Verdão em 44 e 45. Todas duas decisões foram contra Olímpico e Tupi e definidas nos últimos segundos. Alberto Surerus foi campeão de lance livre em 1952. Ele dividiu o título com Rangel, do Olímpico. Em 20 arremessos foram marcados 15 pontos.

O periquito Clemon Puzer Assis lembra que o Sport venceu o Atlético Mineiro, em pleno Mineirão, por 1 a 0, gol de Eloir. Foi no dia 5 de julho de 1970. Detalhe: esta foi a única derrota do Galo de BH no ano todo.

Fonte:Site Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *