Um dos mais antigos estaduais do Brasil, começou a ser disputado em 1905, por quatro equipes: Vitória, São Salvador, Internacional e Clube Bahiano de Tênis. O torneio foi bem equilibrado até 1940, quando o Ypiranga do escritor Jorge Amado havia conquistado nove títulos.
Em 1938, houve dois campeões é que naquele ano nem todos os clubes que disputaram o primeiro turno, vencido pelo Botafogo, quiseram jogar o segundo.
A Liga Baiana de Esportes Terrestres resolveu então fazer outro campeonato, com as inclusões de Bahia, Yankee e Fluminense de Salvador. O Bahia venceu, mas não houve interesse dos dois campeões de fazer um jogo para unificar o troféu.
A solucão foi declarar Botafogo e Bahia campeões. A partir de 1970, os times pequenos não conseguiram acompanhar o crescimento econômico no Bahia (que já disputara até libertadores) e do Vitória.
Os dois gigantes, que fazem um dos clássicos de maior público no País,o Ba-Vi, passaram a tomar conta da competição. Nenhum outro time foi campeão além deles desde então.
Em junho de 2001, o título de 1999 ainda estava indefinido. Bahia e Vitória eram os finalistas daquele ano. O regulamento determinava que o mando de campo da partida decisiva era do Vitória. O Bahia foi aos tribunais desportivos alegando que o estádio do adversário, o Barradão, era pequeno demais para uma final. A Justiça concordou e transferiu o jogo para a Fonte Nova. O Vitória não apareceu ou melhor, foi para o Barradão.Com um clube em cada estádio, não houve jogo e o Vitória perdeu por W.O. Isso daria a taça ao Bahia, mas a Federacão Baiana não soube o que fazer e deixou caso “em aberto”, os anos passaram e a edição de 99 foi parar na Justiça Desportiva, que, ao final, declarou ambos campeões.
Após o título do Fluminense de Feira em 1969,somente o Palmeiras do Nordeste em 2002, ano que teve dois Campeonatos Baianos, um com todos os clubes, menos Bahia e Vitória, e um “Supercampeonato”, ao qual se juntaram os dois “grandes” um time do interior voltou a ser campeão estadual. Em 2006, o vencedor foi outro clube do interior, um clube de Ilhéus, o Colo Colo de Futebol e Regatas.
Fonte:Enciclopédia do Futebol Brasileiro