Há 69 anos, o Grêmio Futebol Portoalegrense conquistava o seu primeiro tricampeonato. Isso aconteceu em 1939 e vale a pena rememorar a magnífica campanha tricolor desenvolvida em 37, 38 e 39.E vale justamente porque Foguinho foi, naquela época, o artilheiro do certame, formando com Nené a melhor ala esquerda do Estado.
Lembremos o Grêmio era bicampeão em 13 de fevereiro de 1940 o campeonato de 39 terminou em 40, derrotando o Internacional por 4 a 2, sagrou-se tri-campeão.
O povo saiu, então para a rua, fazendo o carnaval da vitória.
E para usar o lugar comum, vamos dizer que a história se repetiu 20 anos depois. Apenas com outros craques, com outros dirigentes. Quatro gremistas, entretanto, repetiram em 58 o feito de 39.
São eles : Osvaldo Rolia, o Foguinho, que no primeiro tri era meia esquerda; na segunda conquista era o técnico. Ari Delgado, que jogava de zagueiro, e na época da segunda conquista era vice-presidente. Telemaco Frazão de Lima, que em 39 era técnico e presidente, em 58 era o superintendente do Estádio Olímpico. Luís Carvalho, o famoso gordo que atuou no Vasco e no Botafogo, em 39 era o comandante do ataque. Em 57, ano do bi, foi diretor de futebol.
Mas falemos do Grêmio , o que goleou o Santos, empatou com o Botafogo e derrotou todos os times do Uruguai e da Argentina que visitaram Porto Alegre em 1958. O Grëmio possuía um esquadrão de respeito e em suas fileiras se alinham verdadeiros craques.
[img:gre.jpg,full,centralizado]
Fonte:Revista do Esporte