A partir do final da década de 1920, o futebol suburbano recifense teve um grande impulso, com a criação da Associação Suburbana dos Desportos Terrestres (ASDT), que foi uma entidade da cidade de Recife (PE). Fundada na sexta-feira, do dia 1º de Fevereiro de 1929, teve como primeiro presidente o Sr. Ramos de Freitas. No ano seguinte a sua fundação, adquiriu a sua Sede própria que ficava na Rua Direita, 106 / 1º andar, no Bairro São José, no Recife.Antes da sua criação o futebol pernambucano se limitava apenas ao Campeonato Estadual, e, mesmo assim, agregando equipes da cidade do Recife.
Seus primeiros afiliados foram os seguintes times:
Tráfego, Aurora, Fluminense, Afogadense, Arruda Diversional, Monteirense, Santos Dumont, Independência, Varzeano, Cordeirense, Rio Branco, Palmeiras, Torre, Associação Atlética do Arruda, Auto Sport, Nacional, Pina, Recife, Rio Corrente, Jutaí, Atheniense, Tuyuti, ABC, Íris, Great Western e Tejipió.
Com a criação da ASDT, o futebol suburbano cresceu tanto, que os jogos da primeira divisão do campeonato pernambucano começaram a ficar vazios quando coincidia ter algum clássico suburbano. Vários desses times, incentivados pelo bom futebol e pelas torcidas, ingressaram na primeira divisão do futebol pernambucano, como o Atheniense, Great Western, Associação Atlética do Arruda, Fluminense, Israelita, Encruzilhada e Íris. Um jogo entre o Íris e o Atheniense, por exemplo, levava uma multidão ao campo onde fosse realizada a partida pelos bairros do Recife.
Contudo, o futebol bretão se espalhava rapidamente com o surgimento de diversas equipes que preenchiam as datas ao longo do ano em partidas amistosas e festivais. partir da criação da ASDT o futebol pernambucano ganhou uma nova cara.
Indiretamente, a entidade estimulou o fortalecimento de outras ligas e os times que se destacavam seja no aspecto técnico ou no financeiro (atraiam bons públicos) recebiam o convite para disputar a elite do futebol pernambucano.
Portanto, não seria exagero nenhum afirmar que o Campeonato Suburbano, organizado pela Associação Suburbana de Desportes Terrestres (ASDT) era equivalente a um ‘embrião’ da Segunda Divisão Pernambucana, que ganhou essa nomenclatura em 1953.
FONTES: A Província – Jornal de Recife – Diário de Pernambuco – Jornal Pequeno
Boa noite, Eudes.
A relação dos clubes na matéria é referente aos primeiros filiados!
Posteriormente, outras equipes se filiaram.
O Guarany de Camaragibe pode ter se filiado? Pode! Requer encontrar esse registro.
Em relação aos troféus conquistados, vale ressaltar que era muito comum naquela época, a disputa de taças em Festivais, assim como alguns amistosos também. Esses amistosos em geral, o troféu era ofertado por alguma empresa, político ou pelo próprio clube.
Sobre o Guarany de Camaragibe fiz essa matéria:
https://historiadofutebol.com/blog/?p=75303
Forte abraço!
Bom dia Amigo!
Lendo sua mensagem acima verifiquei que o nome do Guarany Esporte Clube de Camaragibe não está incluso na relação de filiados da A.S.D.T.
Achei estranho, pois o Guarany de Camaragibe tem fundação de 08 de agosto de 1920, período em que tinha esses confrontos nos subúrbios e que com certeza houveram diversos jogos em Camaragibe com times dos subúrbios de Recife.
Inclusive nesta data 07/08/2923, estive fazendo visita no clube Guarany de Camaragibe e encontrei na sua galeria de Esporte, vários troféus dos times abaixo de Recife, totalmente de Bronze maciço.
Troféus estes que foram recebidos pelo Clube Guarany de Camaragibe na época passada.
Time Tacaruna ano de 1948.
Time Trianon no ano de 1950.
Caso Vc tenha algo escrito deste período gostaríamos que divulgasse para que seja colocada na história do Clube Guarany de Camaragibe, que por felicidade estará completando agora no dia 20/08 103 anos de fundação.
Obgdo!
Obrigado meu amigo Ielo!
O estranho nessa história eram os jornais pernambucanos que não conseguiam chegar a um acordo.
Ora chamavam de Campeonato Suburbano e ora de Segunda Divisão.
Agora, em relação aos clubes que participaram do Campeonato Suburbano ou Segunda Divisão, foram muitos. Creio que consegui achar 20% (se muito!). Mas como mais um jornal de Pernambuco está disponibilizado… Talvez encontre mais alguns!
Abraços
Sergio e amigos,
São muito bom os artigos sobre as ligas e federações, pois esclarecem como eram organizados e sua importância em cada Estado.
Hoje, compreedemos a importância da Liga Suburbana de Recife, graças aos seus artigos, que resgatou, se não, todos os clubes desta histórica liga e seus clubes.
Concordo também que está Liga fez o papel equivalente a 2a divisão recifense e pernambucana.
Parabéns pelo trabalho e divulgação,
Abs.