Esporte Clube Nakashi de Londrina / PR

O Esporte Clube Nakashi de Londrina / PR, clube dos funcinários da Retifica Nakashi, foi campeão de 1953 da Liga Regional de Futebol de Londrina, e representou Londrina e região, no 1º Torneio dos Campeões do Interior do Paraná de 1953, que contou com a participação de 8 campeões regionais, organizado pela Federação  Paranaense de Futebol. Ficou na 1a fase, após perde para o Clube Atlético Pinhalense  de Ribeirão do Pinhal, campeão da Liga de Cornélio Procópio. O campeão do Torneio dos Campeões do Interior de 1953 foi o CA Seleto de Paranaguá.

 

fontes: site do Jornalista Jorge Jr. de Londrina, blog História do Futebol, comentários do membro Rodrigo Santana e anotações pessoais.

3 pensou em “Esporte Clube Nakashi de Londrina / PR

  1. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Amigos,

    Obrigado pelas palavras.

    Importante registrar, que as cores foram dedução sobre a tonalidade dos cinzas, e é claro, a frequência de uniformes baseados no uniforme da seleção paulista.

    Realizei pesquisa para encontrar a logomarca da Retifica, ou a origem da empresa Nakashi, mas fiquei apenas com a dedução do Rodrigo, ou seja, a colonização do Norte do Paraná, foram através de muitos emigrantes paulistas, na expansão das lavouras de Café e da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, unindo em Ourinhos a Estrada de Ferro Sorocabana. Uma das maiores empresas de transporte rodoviário a “Garcia”, interliga Londrina as cidades de São Paulo. Na minha vida universitária, utilizava o trem de Botucatu a Presidente Prudente, e muitos passageiros utilizavam a “baldiação” no entroncamento de Ourinhos para seguir para Londrina. Muitos paulistas hoje, residem no Norte do Paraná, com fluxo de emigrantes até os dias de hoje. Temos orgulho de uma botucatuense ter sido reitora da Universidade Estadual do Londrina, entre outros botucatuenses amigos, que residem em Londrina.

    Abs.

  2. Rodrigo Santana

    Grande Sérgio não sei com toda certeza o motiva das cores, porém a cidade de Londrina teve a vinda de muitos paulistas em seus anos de ouro do café, o que pode explicar as cores.

    Alguns detalhes da foto da equipe são: o atleta Cambé (Oziris dos Santos) o primeiro em pé da esquerda para direita, grande zagueiro; e o senhor Jorge Scaff, agachado segurando a flâmula da equipe, foi jogador, técnico e dirigente; participou ativamente da vida do Londrina Esporte Clube.
    No escudo da flâmula pode-se ver que a sigla NEC, de Nakashi Esporte Clube, nome também utilizado pela equipe. O escudo em questão em fotos nota-se que é vermelho em alguns uniformes e preto em outros. O Nakashi foi uma das grandes equipes do futebol amador da cidade.

    Parabéns Ielo pelo achado, pelo desenho do escudo.

  3. Sergio Mello

    Meu amigo Ielo, parabéns!

    O redesenho do escudo, uniforme, somado a foto e a finalização do texto demonstram apenas
    a tua capacidade de belíssimas publicações!

    Vendo a publicação fiquei com uma curiosidade.
    Terá sido uma mera coincidência do uniforme do Esporte Clube Nakashi ser parecido com a Seleção Paulista?
    Os donos seriam paulistas?
    Ou nenhuma das opções anteriores?

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *