Houve um momento histórico no desenvolvimento das cidades e de alguns bairros na América latina, que a bandeira do time do futebol local era construída junto com os mercados, o comércio e a tradição, sendo incorporada como símbolo de toda comunidade. Para esses lugares, o futebol era muito mais que a união das pessoas para jogar bola e participar das competições, porque acabaram virando um estilo de vida, que se transporta no tempo, passando de uma geração para outra.
Em Rio Bonito, o processo não foi muito diferente do modelo supramencionado, enquanto que a disputa dos times também transportava as características dos seus respectivos bairros e diretorias, através das torcidas e dos patrocinadores. Muitos se lembrarão da época áurea do Rio Bonito Atlético Clube, do Motorista Futebol Clube, do Castelo Futebol Clube e do Cruzeiro Futebol Clube.
Todavia, iremos para o domingo, do dia 17 de Maio de 1931, quando o Esperança Futebol Clube foi Fundado oficialmente por sua diretoria e sócios, representando o interior de Rio Bonito, com suas cerâmicas, lavouras e a criação de gado, na LRD (Liga Riobonitense de Desportos), conquistando, no futebol de campo, o bicampeonato Riobonitense de 1977 e 2009, a Copa Rio Bonito de 1980, o Torneio Início em 1963, Campeonato Riobonitense (Juniores) 1989 e o Tricampeonato Riobonitense Juvenil de 1980, 1993 e 1995.
No futsal (Futebol de Salão), o time conquistou o Campeonato Geral Riobonitense 2010, os Campeonatos Sub 7, 11 e 13 de 2010, a medalha de bronze no Sub 9 de 2010, Sub 7 e 9 de 2011, e 3° lugar no Indústria e Comércio Futsal Feminino de 2011.
Simplesmente, o Esperança Futebol Clube construiu sua história de vitórias e competições junto com a de Rio Bonito, conquistando seu lugar no Hall da Fama e Campeões.
Esperança FC (Foto abaixo) vice campeão municipal em 1968
Em pé a partir da direita: Apparício V. de Moraes (diretor), Abraão Nicolau, José Geraldo, Kaizinho, Almir, Romero, José Fraia e Miguel Creodyr Antunes (presidente). Agachados: Delinho, Chiquinho, Everaldo Veveca, Enilton, Chirrinha e Aníbal
FONTES: Site Nadelson – Nadelson Costa Nogueira Júnior – Página do clube no Facebook