CAMBARAENSE, O TIGRE DO NORTE

[img:CAMBARAENSE_PR.jpg,full,centralizado]

Domingo era dia de festa em Cambará. Os torcedores compareciam em massa ao Estádio Gustavo Nunes Dia,na Vila Rúbi,onde A.A.Cambarense dava show de bola.Fundada em 05/01/1950,a Associação Atlética Cambarense teve uma trajetória vitoriosa no futebol.Conhecida como o“Tigre do Norte’ por ser uma equipe valente,.Umadasprimeirasformações:Tonico,Zéantonio,Deolindo,Pelanca,Taubaté e Augusto,Palomares,Ademir, Baltazar,Botucatu e Moreira essa em 1950.

1952 GRANDE FAÇANHA

Em 1952, a primeira grande façanha vencendo o Coritiba por 4 x 2. Em 1952 destacava-se com a seguinte formação: Bino, Deolindo, Moreira, Pé-de-Chumbo, Taubaté e Augusto, Padrinho, Ortiz, Brito, Baltazar e Zequinha.
Atuavam ainda: Laércio, Tomiro, Zé Antonio e Geraldo. Yoyô, Tostão, Palomares.

1953 VICE-CAMPEÃ PARANAENSE

Em 1953 a Cambaraense realizou uma campanha impecável, vitórias importantes fora de casa, garantiram o primeiro lugar ao lado do Ferroviário com 28 pontos ganhos. O Campeonato do Centenário de emancipação política do Paraná foi decidido na Vila Capanema na capital do Estado, recorde de público até então. Dia 28 de novembro de 1953, no Estádio Durival de Brito, na Vila Capanema, a Cambaraense bem orientada pelo excelente técnico Rui Santos, o Motorzinho, saiu na frente fazendo 1 x 0. Quando tudo parecia favorável à grande conquista, o meia Rubens se contundiu numa dividida e teve de deixar o campo. Na época, não era permitida substituição. Com 10 em campo, facilitou o trabalho do Ferroviário que virou o placar, sendo campeão com a vitória por 2 x 1, no começo do segundo tempo.
CAMBARAENSE: Bino, Carlito e Belacosa, Deolindo, Botina, Augusto Alceu. Rubens, César Frízio, Baltazar e Zequinha.
Atuaram na equipe os jogadores; Júlio, Padrinho, Tônico, Pompeu.

[img:cambarense.jpg,full,centralizado]

CAFEICULTORES BANCAVAM 0 TIME

Assim como em outras cidades da região, as equipes de futebol eram mantidas por fazendeiros. A Cambaraense se manteve en destaque até 1953, quando uma forte geada acabou com cafeicultura. Sem o dinheiro provindo do café, ficou difícil manutenção do time. A Cambaraense voltou em 1959 e permaneceu até 1963.

CAMPEÃ NORTE PIONEIRO EM 1962

Em 1962, novamente a Cambaraense volta a fazer sucesso vencendo o campeonato da Série Norte Pioneiro, constituído po equipes Carlópolis, Esportiva Jacarezinho, Ribeirão Claro Sertaneja, Santo Antonio da Platina, Operário de Cambará Tavorense de Joaquim Távora, Pindorama de Siqueira Campos Ibaiti, Araucária de S.A. da Platina, Sete de Setembro de S.A. dí Platina, Siqueirense de Siqueira Campos. EQUIPE CAMPEÃ
Chola Osvaldo, Alípio, Mané e Alicate. Orlandinho e Gilberto, Robertinho Zezinho, Osvaldinho e Bispo. Jogaram ainda: Zé Antonio, Sérgio (goleiro), João Eugênio.

TERRA DE CRAQUES

Em Cambará surgiram craques que fizeram sucesso no futebol brasileiro: Ademir de Barros, o Paraná, jogou no São Bento de Sorocaba, no São Paulo F.C. e seleção brasileira. Ismael, jogou no Santos FC e outras grandes equipes. TIÃO Abatia e jogadores revelados pela SE Matsubara.

Fonte:Interior Bom de Bola,Padilha Alonso

6 pensou em “CAMBARAENSE, O TIGRE DO NORTE

  1. Rodrigo Santana

    Mais duas coisas:

    1 – A Cambaraense já utilizou aquele escudo “redondo”. Possuo uma foto onde consta o escudo.

    2 – Tenho outra fonte onde a fundação do clube está 26/05/1947.
    Qual seria a correta?

    Att.

  2. Rodrigo Santana

    Caro amigo Edu, precisamos fazer algumas correçõesno artigo acima. Eu também possuo o livro em questão e o mesmo embolou as histórias. Vamos lá:

    1 – O escudo apresentado (o que você colocou acima) creio que não seja verdadeiro. por favor, observe a foto da pg 53 do livro consultado.

    2 – Em 1963 a Cambaraense não foi Bi-Campeã, pois em 1963 a equipe que jogou foi o CAMBARÁ ATLÉTICO CLUBE, equipe fundada em 01/05/1963 e que substituiu a Associação Atletica Cambaraense. Podemos dizer que a cidade de Cambará foi Bi-campeã, mas não a Cambaraense.

    3 – A foto acima se trata do Cambará Atletico Clube, equipe campeão de 1963.

    Espero ter ajudado.

    Fico ao seu dispor para qualquer dúvida.

    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *