A.D.A. – Associação Desportiva Álcalis, de Arraial do Cabo (RJ): Fundada em 1947

A ADA (Associação Desportiva Álcalis) é uma agremiação da cidade de Arraial do Cabo (RJ). Durante séculos, Arraial do Cabo seguiu sua vocação natural como vila de pescadores. E foi na primeira metade do século XX, em 1943, quando o então presidente da República, Getúlio Vargas criou a Companhia Nacional de Álcalis, que a economia local foi impulsionada.

A fábrica produzia barrilha, matéria-prima para fabricação de vidros. A oferta de emprego aumentou. Mão-de-obra qualificada da unidade da Álcalis no Rio Grande do Norte foi trazida para a cidade e as ofertas de empregos acabaram trazendo trabalhadores de outras regiões. Isso contribuiu para a consolidação e para o crescimento da cidade.

Em 1947, a empresa tinha um setor esportivo: ADA (Associação Desportiva Álcalis), que em seguida se filiou à Liga Cabofriense de Desportos (LCD), Fundada em 1941. Disputou várias edições do Campeonato Citadino de Cabo Frio até os anos 80, quando migrou para o Campeonato Citadino de Futsal da cidade.

Importante lembrar que naquela época, Arraial do Cabo (só veio a se emancipar na segunda-feira, do dia 13 de Maio de 1985) era o principal Distrito da cidade de Cabo Frio.

Na Foto acima o time do ADA, que foi uma das maiores equipes de futebol da Região dos Lagos na década de 70.
EM PÉ (Esquerda para a direita): Valdir (Supervisor), Miro (Técnico), Mário (Massagista), Serra, Wilson, Júlio Gringo, Moisés, Moreno, Luís, Magno, Ilmo (meu pai) e Tonico (mordomo). AGAHADOS (Esquerda para a direita): Clóvis (Enfermeiro), Rodrigo, Oséias, Carlinhos, Edmar, Carlos Alberto e Delinho.

FONTES: YouTube – Blog Esportes Cabo Frio – Blog História, Música e Sociedade (José Francisco Artigos) – O Fluminense – Última Hora

FOTO: Marcelo Santos, ‘Marcelão’

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *