O Riachuelo Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Niterói (RJ). A sua Sede fica na Rua Dr. Mario Viana, 576 – Bairro de Santa Rosa, em Niterói. Fundado no sábado, do dia 13 de Janeiro de 1973. Na sua primeira temporada o Riachuelo realizou 22 jogos, com 14 vitórias, dois empates e seis derrotas. A 1ª Sede ficava na Rua Martins Torres, em Santa Rosa.
Em 1974, se filiou no Departamento Niteroiense de Futebol (DNF), a fim de disputar os certames do Pingo de Gente (nomenclatura da categoria Infantil) e Infanto-Juvenil.
História da Fundação
Segundo o 1º Presidente da agremiação, Polidoro Fontenelle o Riachuelo foi forjado numa mesa de bar, na mercearia do jovem português Antônio Abreu, situado na Rua Martins Torres, com a Travessa Martins Torres, no Bairro de Santa Rosa.
Entre cervejas, drinques e inspirações que sempre rodeiam tais ambientes. Um grupo formado Antonio Elias Pinto, Duilzio Martins Borges, Nelson Oliveira, José Lucena, Nelson Lima, Hélio Magalhães, José Teixeira, Milton de Souza, Jorge Foças, José Bichacra e o próprio Polidoro.
A fundação deve-se a pressão da garotada que sem praça de esportes para se divertir, punha em pânico os moradores locais com suas “peladas” que causavam prejuízos diversos. Os que não aceitavam os prejuízos, tomavam providências severas como chamada da Polícia; rasgar a bola que caiam nas áreas residenciais e até a aquisição de cães policiais como repressão.
O combate acintoso, motivou o movimento de solidariedade dos adultos que gostavam de futebol e daí para a formação de um clube foi só questão de tempo. A entidade conta com duas equipes que realizam jogos aos sábados e domingos, no campo do Atlético Futebol Clube, em Pendotiba.
Metas
O presidente Poli (Polidoro Fontenelle) já está na fase final da documentação que possibilitará a filiação do clube no DNF e demais órgãos exigidos por lei. Nesse particular, conta com ajuda substancial de Paulo Newton de Moraes que no passado formaram uma grande “dobradinha” no futebol da cidade.
Paulo e Poli têm um passado brilhante e inteiramente dedicado ao nosso futebol. UM, no Fonseca Atlético Clube onde PD foi presidente por largo período e o outro, em várias agremiações da cidade de Niterói como: Humaitá, Fonseca, Manufatora, etc. Depois da filiação o Riachuelo partirá para uma melhor infraestrutura que possibilitará marcar a sua presença no cenário esportivo fluminense. Para tanto, pois conta em sua diretoria com os seguintes auxiliares:
Presidente – Polidoro Fontenelle;
Vice-Presidente – Luís Paulo Moreira;
Secretários – Antônio Elias Pinto e Duilzio Martins Borges;
Tesoureiro – Nelson de Oliveira e Décio de Oliveira;
Diretor Social – José Lucena;
Diretor de Esportes – Milton de Souza;
Diretor de Patrimônio – Marcos Antônio de Azevedo;
Diretor de Futebol – Sebastião Mendonça;
Diretor do Departamento Feminino – Hélio Magalhães;
Técnico do Infanto-Juvenil – Mendonça;
Técnico do Pingo de Gente – Lima.
FONTE: Jornal O Fluminense
FOTOS: O Fluminense – Página do clube no Faebook
Fui Atleta do Riachuelo de 1974 a 1976.
Fomos Campeões Niteroienses em 1975 Juvenil.
Fui um dos artilheiros desse time, tendo como Técnico, o nosso querido “FUSCA”.
Quando comecei o uniforme era listado sim, mas Amarelo e Preto.
Em 1975, foi adotado o uniforme parecido ao do Vasco-RJ, pois um dos dirigentes e incentivadores era Vascaíno.
Gostaria de saber, se tem vocês tem o registro da época; ou se existe ainda algum registro na Federação de Niterói.
Eu era conhecido pelo meu sobrenome: BONARD.