OPERÁRIO SPORT CLUB,o Fantasma Paranaense!!!

Segundo narrativa do historiador e profundo conhecedor do futebol paranaense, José Cação Ribeiro Júnior, em seu livro “0 Fantasma da Vila”, no qual registra a brilhante trajetória do Operário Sport Club, fundado em 7 de abril de 1913, e, que de acordo com decisão de seus diretores, passou a ter a data de Primeiro de Maio, data universal do Operário, como referência para comemorações de seu aniversário.
O Operário nasceu da fusão do time da Rede Viação Paraná-Santa Catarina e alguns jogadores do Riachuelo Sport Clube. Existe a versão de que o clube surgiu do Tiro de Guerra.

O nome tem origem nos operários da Rede Ferroviária Federal, que foram os legítimos fundadores do FOOTBALL CLUB OPERÁRIO PONTAGROSSENSE. Em 1914, teve o nome mudado para OPERÁRIO SPORT CLUB. O cognome FANTASMA, vem do fato do esquadrão do Operário aterrorizar as equipes visitantes e conquistar vitórias inesperadas. Em muitas oportunidades, os torcedores já se conformavam com a derrota, quando num repente, os jogadores se enchiam de brios, com garra impressionante viravam o placar e festejavam mais uma vitória espetacular.

O primeiro Time em 1913

[img:Oper__rios_Futebol_Clube__1916_.jpg,full,centralizado]

Em 1913 foi formado o primeiro time da história do Operário para as disputas de jogos amistosos e das primeiras competições locais e estaduais. A escalação da equipe, neste ano, foi a seguinte: José Moro, Pedro Azevedo, Alexandre Bach, Henrique Piva, João Simonetti, Souza, Ewaldo Meister, Adolfo Piva, Holger Mortensen e Ernesto.

O OPERÁRIO fazia a alegria dos moradores. As tardes de domingo geralmente terminavam em festas e comemorações pelas ruas centrais da cidade. A noite a festa continuava na CONFEITARA SCHMIDT, onde os torcedores comemoravam com muito chope. 0s jogadores eram saudados e parabenizados na frente do CLUBE RENASCENÇA.

A PRIMEIRA REVELAÇÃO

0 goleiro TUFY NEJEN, foi a grande revelação do OPERÁRIO, pelas defesas incríveis. Os adversários temiam Tufy diziam que tinha pacto com o demônio, daí veio o apelido TUFY SATÃ ,Ele jogava vestido totalmente de preto. Ganhou fama no Estado e outras regiões do país.
Foi para o São Paulo F.C., em seguida defendeu São Bento, mais tarde o Santos F.C. 0 grande sucesso de sua brilhante carreira foi defendendo as cores do S.C. Corinthians Paulista, quando foi convocado para a seleção brasileira. Com sua classe, elegância, defesas fenomenais, foi considerado o melhor goleiro do Brasil no período de 1920 a 1929.

OPERÁRIO CAMPEÃO DO INTERIOR E VICE ESTADUAL em 1929

Em 23/01/1930, a decisão do campeonato paranaense de 1929 foi entre Atlético Paranaense e Operário. Após muita luta e determinação da equipe operária, o resultado foi desfavorável com a vitória do Atlético por 3 x 0. O Operário comemorou o título de vice-campeão, sendo a primeira equipe do interior a disputar o título.

A equipe vice-campeã foi esta:

OPERÁRIO: Staco, Scorsato e Santi, Chicharrão, David Paulista e Gabriel, Pedro, Joaquim Martim, Nico Ramalho, Zé Macaco e Candinho.
Participaram do campeonato: Chiquito, Zé Maria, Nhoca, Lycio Taques, Ernesto.

A fusão do Operário S.C. com o Ferroviário, clube dos funcionários da Rede Ferroviária em 15 de maio de 1933 que fez surgir o OPERÁRIO FERROVIÁRIO E.C.

Fonte:Interior Bom de Bola,www.operario.com.br,foto arquivo pessoal

Um comentário em “OPERÁRIO SPORT CLUB,o Fantasma Paranaense!!!

  1. Rodrigo Santana

    Segue trecho do Livro “O Fantasma da Vila” de José Cação Ribeiro Jr., pagina 13, sobre a origem do Operário.

    “A ORIGEM DO OPERÁRIO

    O OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE, não se originou do time do Tiro de Guerra Pontagrossense e tampouco do Riachuelo Sport Club como alguns historiadores sobre o futebol princesino apregoam. O “catedrático” professor Francisco Genaro Cardoso, mais popularmente conhecido por “Helênico”, profundo historiador do futebol paranaense, um dos mais abalizados sobre a matéria, diz em seu livro “História do Futebol Paranaense” que o Operário Sport Club (como se escrevia) originou-se do Tiro de Guerra Pontagrossense. Já o saudoso Dr. João Alves Pereira, conceituado empresário e político pontagrossense dizia que o mesmo proveio do Riachuelo Sport Club que congregava um grupo de rapazes que se degladiava com o Rio Branco Sport Club num pequeno campo onde atualmente situa-se a “concha acústica” da Praça Barão do Rio Branco. Dizia ainda o mesmo, que a mesma rapaziada igualmente fundara o Guarani Sport Club que desapareceu em 1917.
    Discordamos entretanto de ambos e chegamos à conclusão definitiva, após pesquisas à jornais e pessoas que na época praticaram o futebol, alguns deles integrantes e diretores do clube alvi-negro de Vila Oficinas da época. Um foi o Sr. Bento Ferreira da Cunha, nascido na Fazenda “Olho d’água” no Distrito de Conchas, Comarca de Ponta Grossa, no dia 10 de fevereiro de 1894, o qual afirmou ter sido o segundo secretário do Operário S.C. em 1915. O senhor em alusão nos afiançou que o clube surgiu de um grupo de operários que trabalhava nos escritórios e oficinas da Rede Viação Paraná -Santa Catarina, em Vila Oficinas, não havendo ligação alguma com os clubes já citados. A sua afirmativa veio ao encontro do nosso ponto de vista, coadunando perfeitamente. Afirmou o referido senhor que, possivelmente, alguns elementos tenham atuado pelo Riachuelo e posteriormente ingressaram no Operário, surgindo daí a confusão quanto a mencionada fusão, que na realidade não se processou, ficando assim dirimidas quaisquer dúvida a respeito.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *