A Leopoldina Railway Athletic Association (L.R.A.A.) foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘clube Rubro-Anil’ ou ‘Ferroviários Leopoldinenses’ foi Fundado no dia 14 de Março de 1920, por empregados da Companhia ferroviária Leopoldina Railway.
No início, o clube alugou o campo da Rua Barão de Itapagipe, nos anos 20. Já na década de 30, adquiriu o campo que pertencia ao Jornal do Commercio Football Club, localizado na Avenida Francisco Bicalho, 313, Santo Cristo (do lado da Rodoviária Novo Rio) – Rio de Janeiro (RJ).
Time-base de 1931: Waldyr; Campos e Heitor; Sinhô, Luciano e Abreu; Mimi, Jarbas, Odilon, Onestaldo e Segadas.
Time-base de 1932: Walter; Mello e Campos; Marreco, Peixoto e Silva; Tampa, Canejo, Oswaldo, Braga e Massoni.
Ao longo da sua existência o ‘Ferroviários Leopoldinenses’ enfrentou clubes que disputaram a elite do futebol carioca: Fluminense FC, AA Rio Cricket, Jequiá FC, Olaria AC, entre outros.
O clube foi Bicampeão do Campeonato da F.A.B.A.C. (Federação Athletica Bancária & Alto Comercio: entidade criada em 04 de Abril de 1921) em 1921 e 1929. Na esfera profissional participou da Liga Carioca de Football em 1936 e 1937. No dia 04 de Abril de 1936, neste torneio sofreu uma impiedosa goleada pelo Fluminense, que venceu por 11 a 1, no Estádio de Teixeira de Castro, em Bonsucesso.
Fonte: Jornal dos Sports
Descobri que João Delácio, primo da minha avó, foi jogador do Leopoldina Railway A.A. em 1937.
Valeu meu amigo Rodrigo!!
Avante com as pesquisas! rs
Abração!
Fantástico, mais uma preciosidade. Parabéns!