Clube Atlético Monte Alegre – São Caetano do Sul (SP)

Fundado por um grupo de jovens descendentes de espanhóis e italianos, o clube teve seu primeiro campo de futebol entre as ruas Minas Gerais (atual Rio Grande do Sul), Bahia (atual José Benedetti), Piauí e Monte Alegre.
Entre seus fundadores, destacamos: José Grigoletto, Manuel da Silva, José Crispim, João Longo, os irmãos Carlos e José Perim, Felipe Testa, Domingos Sales e José Molinari. Este clube sucedeu ao Monte Alegre Football Club, e passou a ter essa denominação a partir de 1951.

Foto do time posado de 1963

O Clube Atlético Monte Alegre participou, em 1963, da 3ª Divisão do futebol profissional da Federação Paulista, enfrentando na época o time do General Motors Esporte Clube, também estreante no profissional daquele ano, em um jogo considerado como o derby sancaetanense.

Em janeiro de 1964, sagrou-se campeão da série B da 3ª divisão empatando em 1×1, no jogo final, contra o São João FC, de Atibaia. Em Julho do mesmo ano, subiu para a 2ª divisão, mesmo sendo derrotado pelo Bandeirantes, de Birigui, por 1×0.

Sua ascensão deveu-se à desistência da vaga, por parte do Promeca, de Jundiaí, em Agosto de 1964, que empatara com o Volkswagem Clube em 1×1.

No mês de Abril de 1965, o Clube Atlético Monte Alegre realizou um jogo amistoso contra o Sport Clube Corinthians Paulista e o resultado foi de 1×1. O Monte Alegre jogou com: Ecio; Fernando, Tim, Wilmar e Roberto; Hugo e Nelinho; Levy, Touguinho, Edgar e Claudinei.

O Corinthians jogou com: Heitor, Augusto, Eduardo e Clóvis; Edson e Gaspar; Marcos, Rivelino, Flávio, Geraldo e Bazani.

Em 22 de Novembro de 1965, o Monte Alegre jogou com o São Paulo FC em jogo beneficente com renda para a APAE e a APAMI. O São Paulo ganhou de 3 X 1, com a seguinte escalação: Suly; Carbone e Landola, Zoé, Jurandir e Tenente, Peter, Aluísio, Nene, Vadinho e Waldir.

O Monte Alegre jogou com: Ecio; Oscar, Vilmar e Tim, Levy e Otto, Touguinha, Zezinho, Claudinei, Preguinho e Valter Prado.
O Monte Alegre extinguiu seu Departamento de Futebol Profissional após o Campeonato de 1966.

FOTO: Gazeta Esportiva (SP)

FONTE: Anotações do pesquisador Roberto Pypcak

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 39. Roberto Pypcak, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Clube Atlético Monte Alegre – São Caetano do Sul (SP)

  1. Henrique

    Meu pai jogou no monte alegre, o nome dele é Celso
    Será que tem alguem vivo nessa época…… lembro me que ele era muito amigo do Lauro Barbeiro que possuia uma barbearia na rua Amazonas! Gostaria de fotos se possivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *