O Sport Club Belém é uma agremiação da cidade de Belém (PA). A sua Sede fica localizado na Rua dos Comerciários, nº 15, no Bairro do Souza, em Belém. O rubro-negro foi Fundado na quinta-feira, do dia 2 de dezembro de 1965, no cassino de oficiais da Aeronáutica.
No entanto o futebol do “Dragão da Maracangalha“, como é conhecido devido à junção do seu mascote com o bairro Belenense, só foi implantado dois anos depois de sua fundação.
Chegou a ser considerado como a 4ª força do futebol paraense, atrás apenas de Remo, Paysandu e Tuna Luso. A tradição do Dragão o levou a disputar o Campeonato Brasileiro da Série B em duas ocasiões, em 1971, quando terminou na 20º colocação entre 23 equipes, e em 1986, quando terminou na 31ª posição entre 36 equipes.
Foram 14 partidas no total das duas edições. É o único que, dos clubes menores que participaram da fundação da Federação Paraense de Futebol, em 1969, sobrevive até os dias de hoje.
Apesar da pouca quantidade de torcedores da capital paraense, é o único time pequeno de Belém que não mudou sua sede para cidades do interior do estado, como fizeram o Independente (Tucuruí) e Santa Rosa (Mãe do Rio). Seu atual presidente é Antônio Gomes da Silva, e o vice é Carlos Alberto da Rocha.
FONTE: Wikipédia
FOTO: Acervo do ex-jogador Esquerdinha
Em 1996 o Sporr Belém fez uma bela campanha no campeonato paraense, classificando-se para o quadrangular final do primeiro turno. Nesse ano o clube tinha um timaço e, um trio de ataque muito eficiente formado por Almir, Luiz Carlos Apeú e Everaldo, esse último fez o golaço da linha de fundo quase sem ângulo no jogo SCB 3×1 Pedreira, jogo no Mangueirão. Outro destaque desse time era o lateral Cláudio, que posteriormente foi jogar no Remo e lá já era chamado de Cláudio Gavião. Outro resultado interessante nesse ano foi o empate por 3×3 com o Clube do Remo no mangueirão. Nesse dia o Dragão jogou com uniforme todo branco com detalhes em vermelho igual ao dessa foto. Foi a partir desse ano que passei a ter uma grande simpatia por esse clube e até hoje torço para que ele volte a figurar na elite do futebol paraense e seja mais uma força da capital como fora um dia.
Campeonato de 1996, achei um arquivo onde estou como preparadora física do Belém , tempo muito bom
esse.