No segundo tempo, aos 28 minutos, o árbitro marcou pênalti a favor do Costeira. O clima esquentou e os jogadores partiram para cima do árbitro. Como não havia policiamento, o jogo ficou suspenso por 15 minutos até a chegada da PM. Após o restabelecimento, o árbitro expulsou quatro jogadores do Rubro.
Em seguida, o pênalti foi cobrado por Carlos Alberto, que chutou para fora, diante do ambiente hostil. Em seguida, Roberto, do Rubro, simulou uma contusão, obrigando o árbitro a encerrar a partida, pois o clube de Araruama já tinha feito as duas substituições que tinha direito. Com este resultado, o Costeira assumiu a liderança isolada do returno com quatro pontos, seguido pelo Mesquita com três.
RUBRO A.C. 0 X 1 E.C COSTEIRA
LOCAL: Estádio Mário Castanho, em Araruama, Região dos Lagos
ÁRBITRO: Ailson Oliveira (FERJ)
AUXILIARES: Ivan Balcassa (FERJ) e Edson Costa (FERJ)
CARTÕES VERMELHOS: Jorge Luís, Ronaldo, Jorginho e Idelvan (Rubro)
CARÁTER: 2ª rodada do returno Campeonato Carioca da Divisão de Acesso de 1980
DATA: Domingo, dia 29 de junho de 1980
RUBRO: Paulinho; Roló, Idelvan, Ronaldo e Jorge Luís; Wilson, Jorginho e Roberto; Rolinha (Carlinhos), Pedrinho e Elias (Dionísio). Técnico: Rômulo Salgado
COSTEIRA: Tonho; Paulo César, Getúlio, Evancir e Luís Fernando; Gutinho, Jorginho (Chiquinho) e Carlos Alberto; Ailson, Sérgio Coca e Joãozinho. Técnico: Elenilson Franco.
GOL: Carlos Alberto (Costeira), no 1º Tempo.
FONTE: Jornal O Fluminense