Campeonato Carioca da Divisão de Acesso (2ª Divisão do Interior) de 1980

O Campeonato Carioca da Divisão de Acesso (Segunda Divisão do Interior) de 1980, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A competição foi dividida em dois campeonatos paralelos, a Segunda Divisão da Capital, que apesar do nome, também possuía times de fora da capital; e a Segunda Divisão do Interior.

Na Segundona da Capital, contou com: Olaria, Bonsucesso, Goytacaz e Niterói disputaram a Série B no mesmo ano em que caíram. Foram promovidos para a Primeira Divisão de 1981. No final o Olaria foi o campeão, enquanto o Madureira ficou com o vice. Não confundir esta série B de 1980 (Taça Alfredo Curvelo) com o Torneio Seletivo para o Campeonato Estadual de 1980.

O Campeonato Carioca da Divisão de Acesso (Segunda Divisão do Interior) de 1980, teve a duração de quase três meses ou 91 dias: começou no dia 04 de maio e terminou em 03 de agosto de 1980. A Segundona do Interior contou com a participação de sete clubes (Na verdade, foram seis, uma vez que o Rio das Ostras desistiu de participar horas antes do início da competição).

Três da Baixada Fluminense:

Esporte Clube Nova Cidade – Nilópolis;

Mesquita Futebol Clube – Nova Iguaçu (atual município de Mesquita);

União Esportiva Coelho da Rocha – São João de Meriti.

Um do Norte Fluminense:

Clube Esportivo Rio Branco – Campos dos Goytacazes;

Um da Região dos Lagos:

Rubro Atlético Clube – Araruama;

Um da Região Metropolitana:

Esporte Clube Costeira – Niterói.

 Fórmula de Disputa

As equipes se enfrentariam em turno e returno, sempre em cada turno os clubes começando de zero ponto. Posteriormente, o campeão do 1º Turno decidiria o título com o vencedor do 2º Turno.

As partidas foram realizadas nos seguintes Estádios:

Rubro: Estádio Mário Castanho, em Araruama, Região dos Lagos

Mesquita: Estádio Valdemar Silva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense

Nova Cidade: Estádio Joaquim Flores, em Nilópolis, na Baixada Fluminense

Costeira: Estádio Figueira de Melo, no Bairro de São Cristóvão & Estádio Wolney Braune, no Bairro do Andaraí  – ambos na Zona Norte do Rio

Rio Branco: Estádio Milton Barbosa, ‘Calabouço’, em Campos dos Goytacazes – Norte Fluminense

União Esportiva Coelho da Rocha: Estádio José Amorim Pereira, no Bairro de Coelho da Rocha, em São João de Meriti – Baixada Fluminense

 

Curiosidades

Nesta edição alguns clubes pediram licença e não disputaram a competição: Friburgo (campeão das últimas edições); Nacional, de Caxias; Nalin, de São Gonçalo; Cruzeiro de Pendotiba, de Niterói.

Em contrapartida, o Nova Cidade, de Nilópolis, era o debutante. Já o Novo Rio, de Meriti passou a ser o União Esportiva Coelho da Rocha, de São João de Meriti.

A partir daqui vou contando como foi o Campeonato Carioca da Divisão de Acesso (Segunda Divisão do Interior) de 1980, com informações, resultados, classificações e outras curiosidades.

 

FONTES: Arquivo Pessoal – O Fluminense

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *