Carmense Atlético Clube – Carmo (RJ): Fundado em 1915

Anos 60

O Carmense Atlético Clube é uma agremiação centenária do Município do Carmo (RJ). Localizado no Centro Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, fica a 192 km da capital, o Município do Carmo conta com uma população de 17.439 habitantes, segundo o Censo IBGE/2010. A sua Sede e o Estádio Antonio Francisco de Araujo Macuco do clube Alvinegro ficam localizados na Rua Luiz Moura Pinheiro, nº 68, no Centro da cidade.

O 1º clube de futebol que surgiu no município, faz parte da cultura e história do Carmo, foi Fundado na sexta-feira, do dia 18 de Junho de 1915, por Ary Lopes, grande entusiasta do esporte, idealizou a construção de um campo de futebol na cidade. Providenciou juntamente com outros desportistas o desaterro de um terreno localizado à Praça Pereira Lima. A tarefa foi árdua eram utilizados couros de boi abertos para a locomoção do desaterro tirados dos barrancos e levados para partes desniveladas, fazendo as vezes de carroças.

Surge assim o primeiro campo na cidade, em seguida organizou juntamente com Alfredo de Onofre, Ary Martins, Fábio Santos, Licínio Sertã Filho, Mário Mesquita e muitos outros, um time para prática do futebol, iniciou-se daí a vida do Carmense apareceram na cidade os primeiros jogadores, os primeiros jogos e os habitantes da pitoresca Carmo começaram a olhar com interesse e simpatia para o novo divertimento.

Apesar do sucesso, houve épocas em que o Carmense deixava de aparecer, até que um grupo de homens valorosos: Antônio Francisco de Araújo Macuco, Alfredo Baranda, Ary Martins, Antônio Gismonti, Boanerges R. França, Carlos Calil, Carlos Soares de Menezes, Dr Guilherme Phal e outros reuniram-se e com uma boa organização fizeram ressurgir o querido clube da cidade.

Anos 70

Os jogadores melhoraram o padrão de jogo, surgiram os primeiros sócios e torcedores fervorosos do pavilhão Alvinegro, tendo como mascote o Gato-Preto. Vários dos seus jogadores conquistaram a admiração da torcida sendo convidados, muitas vezes para reforçar times de municípios vizinhos, o que ainda acontece atualmente. É um clube cujos jogadores tudo fazem pelas cores Preta e Branca pois são em sua maioria carmenses verdadeiros, carinhosamente chamados Prata da Casa.

Em seus 101 anos de existência o Carmense, clube mais popular da cidade, respeitado e admirado em toda região vizinha, vem acumulando troféus de grande valor histórico nas competições em Carmo como também em outros municípios.

Atualmente, o Carmense conta com aproximadamente120 troféus, fazendo surgir na atual diretoria o sonho de reunir todos num espaço digno onde todos os Carmenses possam admira-los a Sala de Troféus Ruy Gomes ficou a sete chaves a até inauguração e estas chaves ficaram com Regiane Braga que é uma guerreira hoje dedica junto com sua família ao Carmense.

Após a inauguração da Sala de Troféus foi realizado uma grande homenagem ao Centenário com Direção José Paulo da Silva (Paulinho) onde todos se emocionaram muito.

 

Anos 80

HINO

Contra força não há resistência,
O Carmense, o Carmense é uma potência
Em disciplina o seu nome continua em cartaz
Mas ninguém sabe fazer o que ele faz…

Somos torcida de coração
O nosso time é o primeiro em UNIÃO

O Carmense, vocês vão ver…
tanto sabe ganhar
como sabe perder!! 

 

FONTE & FOTOS: Página do clube no Facebook – Blog Adriano Teixeira “Últimas Notícias”

 

7 pensou em “Carmense Atlético Clube – Carmo (RJ): Fundado em 1915

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Sebastião José Leandro,
    Não tenho nenhuma informação sobre o Botafogo E.C.
    Pode enviar as informações e fotos que dispor!

    Obrigado!

    Abs.

  2. Sebastião José Leandro

    Diante desse “mapa”, podemos concluir que o time que enfrentou o Carmense deve ter sido os jogadores que não foram utilizados nessas partidas (famoso ‘reserva do reserva’) mesclados com jogadores que estouraram a idade de juniores! Mediante está postagem, gostaria que fosse apurado os nomes dos jogadores, pois não acredito que tenhamos jogado contra os reservas dos reservas, eu joguei pelo carmense e lembro de alguns jogadores que faziam parte do elenco principal do Vasco.

  3. Sebastião José Leandro

    Boa tarde, gostei de ler sobre a história do carmense, por acaso tem a do Botafogo Esporte Clube? Caso não, tenho fotos da ata de fundação que se deu em 17 de Abril de 1959.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Obrigado meu amigo Ielo!

    De fato, as informações do Carmense eram poucas. Creio que há mais dados interessantes que descobrindo compartilharei com todos aqui!
    Sobre o zagueiro Brito, eu não tenho dúvida alguma que o pessoal da nossa faixa etária tenha reconhecido de primeira!
    Porém, os mais jovens talvez tenham alguma dúvida! Rsrs

    Grande abraço.

  5. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Parabéns pelo artigo, com muitas fotos, desenhos, dados e detalhes históricos.
    Para muitos pode parecer insignificante, mas para o município de Carmo, e a região central fluminense e um excelente resgate histórico, para ser divulgado e guardado como referencia de consulta, e como vc bem descreveu, uma “Agremiação Centenária”.

    Se dúvida, já de “primeira” era possível reconhecer o tricampeão “Brito”.

    Abs.

  6. Sergio Mello Autor do post

    Sobre essa partida amistosa entre o Carmense Atlético Clube vs Vasco da Gama não encontrei nada!

    O que sei é: esse jogo foi realizado num domingo, do dia 1º de agosto de 1993.
    Entre essa data, o Vasco jogou quatro dias antes (quarta-feira, dia 28 de julho de 1993), diante do S.C. Corinthians Paulista (perdendo por 4 a 3, válido pelo Torneio Rio-São Paulo).

    E, dois dias depois (terça-feira, dia 03 de agosto de 1993), enfrentou o C.S.D. Colo-Colo (CHILE), vencendo por 2 a 0, pela Copa Conmebol.

    Diante desse “mapa”, podemos concluir que o time que enfrentou o Carmense deve ter sido os jogadores que não foram utilizados nessas partidas (famoso ‘reserva do reserva’) mesclados com jogadores que estouraram a idade de juniores!

    Abs.

  7. Sergio Mello Autor do post

    Uma curiosidade!

    Na terceira foto (de cima para baixo), o time posado do Carmense A.C. (uniforme similar ao Vasco da Gama) há um ilustre conhecido:
    o zagueiro Brito, tricampeão pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo do México 1970. Ele está em pé e é o quarto jogador da esquerda para direita!

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *