Futuro Bem Próximo Atlético Clube – Rio de Janeiro (RJ): Diversas edições na Terceirona Carioca

O Futuro Bem Próximo Atlético Clube é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado na quarta-feira, do dia 06 de setembro de 2000. A sua primeira Sede ficava na Travessa Expedicionário Celso Lima, nº 55, no Bairro Cubango, em Niterói. Em 2010, atravessou a ponta e agora está fixado no Bairro carioca de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Suas cores são azul, branco e vermelho.

Em 2000 e 2001 se sagrou Bicampeão do Campeonato Citadino de Niterói, na categoria de Juniores. Buscando competições mais difíceis solicitou a filiação na Liga Desportiva de Nova Iguaçu.

Em 2003, se sagra vice-campeão, categoria Juniores, do Campeonato Iguaçuano, perdendo a final para o Mesquita Futebol Clube. Em 2004, é novamente vice-campeão, ao perder a decisão para um clube de Vila de Cava.

Estréia no profissionalismo, em 2004, na Terceira Divisão do Rio de Janeiro, se classificando na primeira fase como líder, superando Campo Grande Atlético Clube, Rodoviário Piraí Futebol Clube, Esporte Clube Resende e Três Rios Futebol Clube.

Na segunda etapa acaba em último lugar, sendo eliminado, pois fora superado na classificação por Barra da Tijuca Futebol Clube, Estácio de Sá Futebol Clube e Profute Futebol Clube.

Em 2005, a campanha não é boa. A agremiação é logo eliminada na primeira fase ao ficar em último em sua chave, ficando atrás de Esporte Clube Miguel Couto, Profute Futebol Clube, Paraíba do Sul Futebol Clube, Rubro Social Esporte Clube, Artsul Futebol Clube e a Associação Atlética Colúmbia. Vence no mesmo ano o Campeonato Iguaçuano, promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, categoria Juniores.

Em 2006, é o último de sua chave na primeira fase, não conseguindo a classificação para a segunda, sendo superado por União Central Futebol Clube, Juventus Futebol Clube e União de Marechal Hermes Futebol Clube. No mesmo ano se sagra campeão da Liga Carioca Rio Copa Jorge Fontes, categoria Juniores.

Em 2007, é penúltimo em seu grupo, não conseguindo se classificar à segunda fase, sendo superado por Paraíba do Sul Futebol Clube, Sendas Pão de Açúcar Esporte Clube e Esporte Clube Rio São Paulo. O último colocado foi o Centro de Futebol Miguel de Vassouras Sociedade Esportiva.

Em 2008, faz a sua melhor campanha, conseguindo chegar à segunda fase, quando se classifica em terceiro, atrás do Clube Atlético Castelo Branco e Bela Vista Futebol Clube, deixando para trás Condor Atlético Clube e o lanterna Esporte Clube Nova Cidade.

Na segunda fase acaba eliminado, sendo superado pelo Quissamã Futebol Clube e Deportivo La Coruña Brasil Futebol Clube. Contudo, fica à frente do Canto do Rio Football Club, que termina na última colocação na chave.

Em 2009, se licencia das competições de âmbito profissional e joga como convidado os certames promovidos pela Liga Desportiva de Nova Iguaçu. Sob o comando do professor Flávio Alves, conhecido como Flavinho, participa também do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores promovido pela FERJ, mas é eliminado na primeira fase da competição.

No começo de 2010, volta da cidade de Palma, localizada na mesorregião da Zona da Mata Mineira, com um vice-campeonato para a sua galeria de conquistas. A equipe presidida por Élton Bispo foi vice-campeã da 13° Co. A de Palma, categoria de Juniores, levando ainda o título de time mais disciplinado do campeonato.

A campanha foi a seguinte: 18 de janeiro: 0 a 0 Palma; 19 de janeiro: 3 a 0 Leopoldina; 20 de janeiro: 3 a 0 Ribeiro Junqueira; 2 a 0 Barcelona (RJ); 21 de janeiro: 7 a 1 Teles Marxista Esporte Clube; 22 de janeiro: 2 a 0 EEEC; 23 de janeiro: Final – 2 a 3 Palma. Sena foi o artilheiro da equipe com 3 gols. Rômulo marcou 2. Artur foi o goleiro menos vazado da competição. Élton Bispo foi o treinador do time na competição.

Em 2010, retorna à disputa do Campeonato Estadual da Terceira Divisão (Série C) de Profissionais, mas não consegue passar da primeira fase. Não possuindo praça de esportes própria, utiliza-se de outros estádios para o mando de seus jogos.

Em 2011, fez péssima campanha no Campeonato Estadual da Terceira Divisão, ao terminar na última colocação no Grupo B. O Futuro Bem Próximo AC se ausentou no ano seguinte, retornando em 2013. Porém, novamente fez campanha decepcionante, ficando na lanterna do Grupo C, na Terceirona.

Em 2014, outra vez um desempenho aquém, sendo eliminado na primeira fase, terminando na penúltima colocação do Grupo C. Veio 2015, e a saga continuou, fechando a 1ª fase do Grupo B, em 7º lugar (num total de oito clubes). Em 2016, novamente no Grupo B, e de novo a penúltima posição.

 

FONTES: Wikipédia – Arquivo Pessoal – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ)

FOTOS: Foto de Paulo Roberto Rodrigues

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *