O Estrela da Saúde Futebol Clube teve sua origem no bairro da Saúde, e foi fundado no dia 1º de setembro de 1917 por imigrantes italianos, operários das indústrias de fiação Moinho Santista.
A primeira sede do Estrela situava-se na Rua Carneiro da Cunha, no bairro da Saúde, onde permaneceu por mais de vinte e cinco anos.
Posteriormente mudou-se para a Estrada da Cumbica número 475, na represa de Guarapiranga.
Sua primeira partida deu-se contra o Esporte Clube São Bernardo, da cidade de São Bernardo do Campo, onde perdeu por 3 a 1. Como o Estrela da Saúde ainda não tinha respectivo fardamento, fez uso de um uniforme nas cores azul e vermelho, emprestado pelo Garibaldinos Futebol Clube.
O Estrela da Saúde disputou a 2ª Divisão do Campeonato Paulista de Futebol, ainda no ano de 1927.
No ano de 1939, o Estrela foi inscrito na Divisão Varzeana da Federação Paulista de Futebol, onde, por diversas vezes sagrou-se campeão pela Sub-Liga Ruy Barbosa.
Em 1949, sagrou-se campeão varzeano e disputou contra o Esporte Clube Aparecida, da cidade de Aparecida, o direito de ingressar na 2ª Divisão da Federação Paulista de Futebol. O Estrela venceu por 2 a 1 e em 1950 profissionalizou-se.
Como profissional, ainda pela 2ª Divisão, participou nos anos de 1950, 1951, 1952, 1955 a 1961 e pela 3ª Divisão no ano de 1962.
No ano de 1959, o Estrela foi campeão da 2ª Divisão e, com isso, promovido à 1ª Divisão. Entretanto, como o clube havia perdido seu estádio, e a Federação Paulista de Futebol exigia que os clubes da 1ª Divisão tivessem estádio com capacidade para 15.000 pessoas no mínimo, o sonho teve fim.
Fontes: Site do clube, O site do futebol amador, Almanaque do Futebol Paulista e o Livro Os Esquecidos – Arquivo do Futebol Paulista.