A maior goleada da história do Brasileirão (1983): Corinthians (SP) 10 x 1 Tiradentes (PI)

A história, no entanto, reservou um revés para a Sociedade Esportiva Tiradentes. Onze dias após ser derrotado pelo adversário, o Corinthians entrou com uma sede incontrolável em mostrar quem mandava no pedaço. Azar do Tiradentes que acabou entrando na história do futebol brasileiro ao sofrer a maior goleada no campeonato Nacional, que aliás perdura até os dias de hoje.

O placar de 10 a 1, retrata bem o que foi o jogo: um massacre do Timão. Diante do que aconteceu nos 90 minutos, o resultado final ficou barato. Poderia ter sido pior para o Tiradentes. O destaque da partida foi o meia Sócrates que marcou, nada mais e nada menos do que cinco gols.

 

S.C. CORINTHIANS (SP)

10

X

1

S.E. TIRADENTES  (PI)

LOCAL: Estádio Osvaldo Teixeira Duarte, ‘Canindé’, em São Paulo (SP)
CARÁTER: 1ª Fase – 6ª Rodada – Taça de Ouro
DATA: Quarta-feira, do dia 9 de Fevereiro de 1983
RENDA: Cr$ 10.656.000,00
PÚBLICO: 17.821 pagantes
ÁRBITRO: Aristóteles Cantalice (PE)
CORINTHIANS: Solito; Alfinete, Mauro, Daniel González e Wladimir;  Paulinho, Sócrates e Zenon (Eduardo, 32 do 2º); Biro-Biro, Ataliba (Vidotti, 32 do 2º) e Paulo Egídio. Técnico: Mário Travaglini
TIRADENTES: Neto; Valdinar, Baiano, Vágner e Zezé (Jeová, 17 do 2º); Zuega, Sabará e Hélio Rocha (Etevaldo, 17 do 2º); Luís Sérgio, Durval e Joniel.  Técnico: Alberino de Paula
GOLS: Sabará, de pênalti, aos 18 minutos (Tiradentes);  Sócrates, de pênalti, aos 24 minutos (Corinthians); Sócrates aos 31 e 42 minutos (Corinthians);  Biro-Biro aos 37 minutos (Corinthians);   Paulo Egídio aos 44 minutos (Corinthians); no 1º Tempo.  Ataliba aos quatro minutos (Corinthians); Wladimir aos oito minutos (Corinthians); Paulo Egídio aos 17 minutos (Corinthians); Sócrates, de pênalti, aos 33 minutos (Corinthians); Vidotti aos 42 minutos (Corinthians); no 1º Tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: Revista Placar

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Piauí, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “A maior goleada da história do Brasileirão (1983): Corinthians (SP) 10 x 1 Tiradentes (PI)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Em alguns estados eu tenho um time.
    No Maranhão é o Moto Club, em São Paulo o Taquaritinga,
    No Rio Grande Sul o Brasil de Pelotas (perdoe-me meu amigo Homero Queiroga! Rs), etc.

    Cada um time uma historinha do porquê eu ter adotado o time para torcer! Rsrs

    Abração!

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Amigos,

    Como sou daqueles que tem um clube para torcer em cada Estado e País, sou Parnaíba deste criancinha no Piauí,rsrsrsrsrs

    Viva o Delta do Parnaíba !!!!!

    abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Sim, Sergio

    O Massacre foram 65 minutos e não 90 minutos como no texto. E adjetivos como “modesto” são perigosos, conforme o anglo de visão. rsrsrsrs

    O que ficou claro para mim, foi o desvio de verbas da segurança pelo governo piauiense , para manter a SE Tiradentes no profissional. E aí, descordo de vc, não quero a volta do Tiradentes, eu quero mais segurança no estado do Piauí, deixando para os clubes tradicionais e de grande torcida atuarem no Estado como o River, Flamengo e Parnaíba…

    Abs.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,
    O ‘modesto’ no qual me referi é no contexto nacional. No Estadual o Tiradentes estava dominando e conquistando títulos. Rsrs
    Sobre o massacre… A sua colocação reforça ainda mais, pois meteu 10 gols em 65 minutos! rs

    Tirando as nomenclaturas, o Tiradentes jogando com mais de 40 mil pessoas demonstrou ter um time aguerrido. Porém, sem a torcida, me pareceu sentir, sobretudo no aspecto emocional.

    Interpretações à parte, esses dois jogos foram incríveis, pois levou um clube da glória ao fracasso.
    Tanto é que esse ano foi último até agora que o Tiradentes disputou a principal competição nacional.

    O trabalho atual na categoria feminina é digna de aplausos! Só espero que o clube se mobilize para reativar o futebol masculino!

    Abração!

  5. Antonio Mario Ielo

    A goleada só começa aos 24 minutos com gol de penalti, ou seja, já se passavam 1/4 do jogo.

    O Tiradentes vencia o jogo por 1 a 0. Com placar agregado de 3 a 1. Assim o Corinthians precisava fazer 4 gols em 65 minutos de jogo, e acabou fazendo 10 gols.

    Só para descontrair, com relação aos textos deste 3 bom artigos, que se contradizem, o Penta campeão piauiense não pode ser descrito como “modesto” no artigo seguinte, e o massacre não foi nos 90 minutos, e sim, nos 65 minutos…

    Teve muito dinheiro desviado de suas funções da Policia Militar do Piauí e do Governo Estadual para manter a SE Tiradentes, nas décadas de 70, 80 e inicio de 90.

    A SE Tiradentes, inicia na 1a divisão em 1972 e sai em 1995, a 20 anos atrás, com 6 títulos de campeão piauiense em 23 anos na 1a divisão.

    Vale lembrar que a SE Tiradentes vem atualmente investindo no futebol feminino, obtendo bons resultados nas participações nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *