Sociedade Esportiva Tiradentes – Teresina (PI): Pentacampeão Piauiense

A Sociedade Esportiva Tiradentes é uma agremiação da cidade de Teresina (PI). Na terça-feira, do dia 30 de junho de 1959, os Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado do Piauí decidiram fundar o “Clube Tiradentes dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado do Piauí“.

Na época, o Comandante da Policia Militar era o Coronel Pedro Borges da Silva Filho. Em 14 de setembro de 1966 o então presidente, Luís Castro Araújo, solicitou filiação à Federação Piauiense de Desportos (FPD) e o pedido foi deferido em 3 de outubro, passando o representante da PM a disputar competições de esporte amador.

No inicio de 1972, o Coronel Canuto Tupy Caldas, comandante da Policia Militar, anunciou que o Tiradentes iria disputar o Campeonato de Futebol Profissional. No mesmo ano se sagrou campeão Estadual (1972). Depois faturou outros quatro títulos: 1974, 1975 (título dividido com o River), 1982 e 1990. Também faturou o caneco do Torneio Início de 1981.

Na esfera nacional o Tiradentes participou do Campeonato Brasileiro da Série A em cinco oportunidades: 1973, 1974, 1975, 1979 e 1983.

FONTES: Wikipédia – Revista Placar

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Piauí em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *