O Ribeirão Pires Futebol Clube, da cidade do mesmo nome, foi fundado na data de 8 de julho de 1911.
Sua sede está estabelecida na Avenida Brasil número 330. no Centro de Ribeirão Pires.
A primeira diretoria do clube foi assim constituída:
- Presidente José Laurito;
- Vice-presidente Arcanjo Boareto;
- Secretário João Duarte Jr.;
- Vice-secretário Francisco Carpinelli;
- Capitão Roberto Zimmerman;
- CobradorJosé Fortes;
- Fiscais de Campo Antonio Grecco, Arcá Prisco e Jacondino Carcillo.
As primeiras sedes foram provisórias, em imóveis cedidos por integrantes da diretoria. Em 1936 o clube comprou um terreno na Avenida Santo André (atual Conteto) e foi iniciada a construção da sua primeira sede social própria, inaugurada no dia 20 de janeiro de 1940. Nos primeiros anos da década de 40, as atividades consistiam em reuniões dançantes e futebol, no campo ao lado do Moinho da rua Major Cardim.
Em 1947 foi comprado do Sr. João Ugliengo uma área de 30 mil metros quadrados para a construção da praça de esportes, atual área do RPFC. Na década de 50 foi iniciada a campanha para a construção do Estádio Felício Laurito, inaugurado em 1956 com um jogo entre Palmeiras e RPFC, com vitória do alviverde do Parque Antárctica por 4 a 2. O Ginásio de Esportes, que recebeu o nome do seu fundador, João Domingues de Oliveira, foi inaugurado quatro anos depois. A partir de 1960 foram iniciadas várias obras, como a primeira piscina, vestiários, futura sede social e outras dependências.
O Ribeirão Pires Futebol Clube é hoje o mais antigo clube em atividade na região do ABC.
FONTES: A Gazeta, site do clube, livro “Os Esquecidos – Arquivos do Futebol Paulista, da Editora Datatoro, de autoria de Rodolfo Kussarev.
Eu nasci na cidade de Ribeirão Pires em 1968 e me mudei de lá em 1975, mas só agora descobri que a minha cidade natal possui um time de futebol e a partir disso me tornei torcedor dele. Acho que o nosso time não é profissional e caso isso seja verdade está na hora de fazer isso! Por favor, não demorem para realizar esse meu sonho!