[img:Trem_Deportivo_Clube_de_Macapa_AP.gif,full,centralizado]
O ano era o de 1947 quando o Trem Beneficente Clube foi criado. Este foi o primeiro nome dado a agremiação fundada no primeiro dia daquele ano. Hoje, a pergunta corrente de quem quer entrar nos trilhos da história é: quem estava a frente do empreendimento que abrigava o sonho esportivo? Sabe-se que o grupo de entusiastas, e a idéia de que fosse fundado o clube, foi ganhando corpo a partir da convivência entre vários trabalhadores do antigo Território Federal do Amapá, residentes no bairro que também começava a ser formado.
Junto com o crescimento do Bairro do Trem, surgiu o Trem Desportivo Clube, carinhosamente conhecido e chamado de Clube do Trem. O endereço da sede, até hoje localizada na avenida Feliciano Coelho, esquina com a rua General Rondon é marcado por grandes eventos, como os memoráveis bailes de carnaval e o concurso da Rainha das Rainhas. Essa e outras histórias sobre o Trem, até hoje podem ser ouvidas da boca de gente que arregaçou a manga e trabalhou duro na construção. Bellarmino Paraense de Barros nos narrou alguns fatos se posicionando como testemunha ocular da trajetória do clube. Durante a conversa, várias vezes ele cita o saudoso Osmar Marinho, e seu irmão Arthur Marinho. Osmar, além de ajudar fundar, dirigiu e foi por muito anos o fotografo oficil do clube. Junto a eles, ainda estavam Benedito Malcher, Walter e José Banhos, além de outros.
[img:trem.gif,full,centralizado]
O Trem Desportivo Clube já foi por três vezes campeão amapaense. Possui um ótimo histórico no velho Copão da Amazônia, onde o time foi pentacampeão de 1985 a 1989. Com o profissionalismo, o Trem passou a enfrentar diversas dificuldades. Afastado do futebol profissional desde 1999, o Trem Desportivo ensaiou a possibilidade do seu retorno ao futebol profissional em 2001, mas preferiu esperar um pouco mais e continuou trabalhando no seu projeto de restauração do clube.
O Clube nos trilhos atuais
Pode-se considerar o clube do Trem como a equipe mais bem estruturada do Estado do Amapá. Pois um acordo firmado com o Governo do Estado, o espaço fisico do seu ginásio poliesportivo foi totalmente restaurado, hoje além da quadra para a prática de esportes, o ginásio possui dormitório para os atletas. A sede campestre também sofreu reformas e está em pleno funcionamento atendendo os atletas durante as temporadas de treinamento.
O time vive ainda o calor e a emoção de ter sido o grande campeão de 2007. O torcedor ferrenho sabe que o clube estava a mais de 20 anos sem levantar a taça.
Fonte:Site oficial