Araçatuba Futebol Clube – Araçatuba (SP): Três edições na Segundona Paulista

Araçatuba Futebol Clube  foi uma agremiação efêmera da cidade de Araçatuba (SP). Fundado no domingo, do dia 27 de Janeiro de 1957, com o nome de Clube Atlético Ferroviário, nas cores em vermelho e branco.

Contando com o apoio da Prefeitura local, o nome foi alterado em 1968, passando a se chamar Araçatuba Futebol Clube. No início da década de 70, trocou as cores: saindo o alvirrubro e entrando o amarelo e preto, tendo a mascote: Tigre.  

A ideia era fazer um time que realmente representasse bem a cidade. Participou de três edições do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A2), nos anos de 1969, 1970 e 1971. Contudo, logo após a disputa da última competição acabou fechando às portas.

Estatuto do Araçatuba F.C. em 1969

FONTES André Martins – DOE(SP) de 21/08/1969 (Caderno Ineditoriais, pag 48)  – Livro Almanaque do Futebol Paulista, de 2001 – Wikipédia – Biblioteca Municipal Rubens do Amaral de Araçatuba –  Jornal A Comarca de Araçatuba – Blog A.E. Araçatuba – Renata Ribeiro de Lima

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 16. Rodolfo Stella, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Araçatuba Futebol Clube – Araçatuba (SP): Três edições na Segundona Paulista

  1. Sérgio Mello Autor do post

    As súmulas dos jogos amadores ficam arquivados (ou deveriam ficar) nas Ligas.
    E, os jogos profissionais ficam arquivados nas federações estaduais.

    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *