Litrão Esporte Clube – Tangará da Serra (MT): Uma participação na Elite Matogrossense

O Litrão Esporte Clube é uma agremiação do Município de Tangará da Serra (MT). O curioso é que o embrião para o seu surgimento aconteceu no Natal de 1979, quando um grupo de jovens desportistas se uniram para uma ação de caridade, em que fizeram uma partida beneficente entre o Litrão e o Canave Esporte Clube, a fim de ajudar crianças carentes.

No final, vitória do Litrão pelo placar de 1 a 0. Na partida, o elenco era composto dos seguintes atletas: Lázaro Fernandes, Agenor Costa, Emilio do Nascimento, José Delcaro, José Fernandes, Jurandir, Dr. Alberto, Osmar Zamberzi, Toninho Iporã, Mario Japonês e Ticão.

Posteriormente, oito meses depois nascia, oficialmente, o Litrão Esporte Clube: Fundado no dia 1º de Agosto de 1980, sendo o clube mais antigo e em atividade em Tangará da Serra.

O Litrão é a única equipe tangaraense que já disputou o Campeonato Matogrossense da Primeira (1990), Segunda e Terceira Divisões. Os títulos mais expressivos foram o Bicampeonato Matogrossense da 3ª Divisão, organizado pela Federação Matogrossense de Futebol (FMF).

Atualmente o Litrão, que se mantém com apoio dos seus associados, disputa competições locais e regionais, e conta com duas categorias, sendo o Sênior e o Máster. O clube também mantém uma bela ação social batizada de Litrão Solidário.

Nela ajudam pessoas que necessitam de apoio. Um exemplo recente foi o caso de uma família da Vila Horizonte formada por um casal de aposentados, em que o esposo conta com apenas 5% da visão, a equipe foi até o local, conheceu as necessidades e em uma força conjunta construiu a calçada da casa, o muro, colocaram grade, rampa e realizaram a pintura.

 

FONTE & FOTO: Jornal Diário da Serra – Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra (SEMEC)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Mato Grosso em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *