Independente Futebol Clube – Limeira (SP): Escudo dos anos 70

Independente Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de Limeira, interior do estado de São Paulo. Fundado em 19 de janeiro de 1944, suas cores são preta e branca. O clube manda suas partidas no Estádio Comendador Agostinho Prada, o “Pradão”, na Vila Esteves, em Limeira. Possui uma apaixonada e fiel torcida na cidade de Limeira, rivalizando com o outro clube da cidade, a Associação Atlética Internacional. Atualmente disputa o Campeonato Paulista Série A2 e a Copa Paulista.

O Independente antes de se profissionalizar, a equipe venceu seis vezes o Campeonato Amador de Limeira, em 1958, 1962, 1965, 1967, 1969 e 1971. Além disso, foi tricampeão da Taça Cidade de Limeira, em 1963, 1964 e 1965 e ficou com a posse definitiva da taça.

Ainda antes de disputar os torneios profissionais, o Independente ganhou o apelido que carrega até hoje: Galo da Vila Esteves – bairro onde está localizada a sede do clube e alusão ao uniforme, igual ao do Atlético Mineiro, que já carregava o mesmo apelido.

No escudo, apenas uma alteração ao longo de sua história: a letra “I” inserida em um círculo foi substituída por outro muito parecido com o atual, criado em meados de 1960. Posteriormente, somente pequenas mudanças, com a alteração apenas na década de 70, quando um galo foi introduzido, inicialmente, ao brasão. Depois, o galo foi inserido no contorno inferior do escudo, que perdura até hoje.

O Independente participou pela primeira vez de uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol três décadas depois de sua fundação, em 1972, ano em que se tornou profissional. Disputou o Campeonato da Segunda Divisão (atual Série A3) e foi campeão deste torneio no ano seguinte, em 1973, conseguindo o acesso à Divisão Intermediária do Futebol Paulista (atual Série A2). Desde então, o time de Limeira participa, todos os anos, de alguma competição organizada pela FPF.

No entanto, em 1974, o clube não pôde disputar a Divisão Intermediária, em função de seu estádio comportar apenas cerca de duas mil pessoas. Mas em 1975, para atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, o clube iniciou uma campanha popular para construir as arquibancadas do estádio municipal Agostinho Prada, o Pradão, em Limeira, aumentando sua capacidade para 10 mil lugares. Só assim pôde disputar o Campeonato da Divisão Intermediária.

Em 1984, a equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão e um novo acesso foi conquistado quatro anos depois, quando terminou o campeonato em segundo lugar, em 1988, e adquiriu novamente o direito de disputar a Divisão Intermediária de 1989.

Em 1991, conquistou o Torneio Inicio da Divisão Intermediária da FPF e foi vice-campeão Paulista da Divisão Intermediária. Porém, em 1992, foi rebaixado novamente para a Segunda Divisão, onde permaneceu até 1998. Em 1999, foi campeão da Série B-1 do Campeonato Paulista, adquirindo o acesso à Série A-3 do Estadual. Em 2007, um importante título: o da Copa Energil C, na final contra o Flamengo de Guarulhos.

Na temporada de 2009, o clube chegou aos seus 65 anos de existência e, na Série B do Campeonato Paulista, não conseguiu passar à segunda fase.[1]

Em 2011, disputou o Campeonato Paulista da Série B, obtendo o acesso à série A-3 ao vencer a partida contra o Primeira Camisa no dia 23/10/11 (4 x 0) e sendo campeão desta série ao vencer o Capivariano.

O ano de 2014 é especial para o Independente.Pela primeira vez em sua história,tomou o lugar da Internacional como a equipe mais forte de Limeira e irá pela primeira vez disputar um campeonato com uma divisão acima de seu rival.O Galo subiu para a Série A-2 do Paulista batendo a mesma Internacional por 3 a 1 e terminou em primeiro de seu grupo.Infelizmente acabou atropelado pelo Grêmio Novorizontino na grande final e acabou com o vice-campeonato da Série A-3.

Em outubro de 2015 o Independente contratou o técnico e ex-jogador Jamelli para comandar o time na Série A2 do Campeonato Paulista.

 

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *