Há exatos 52 anos: Pelé batia recorde pessoal e marcar oito gols num só jogo

Em 1964, Pelé foi o artilheiro do Paulistão com 34 gols

No segundo turno do Campeonato Paulista de 1964, Ennio Rodrigues narrou a grande goleada do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto por 11 x 0, na Vila Belmiro. A partida aconteceu no sábado, do dia 21 de novembro de 1964.

Apesar do vexame, o goleiro MACHADO foi um dos destaques do jogo

Um fato marcante é que, apesar da derrota por 11 gols de diferença, o goleiro Machado, do clube do interior, acabou eleito como o segundo melhor em campo, atrás apenas de Pelé. Segundo Pepe, foi o arqueiro que impediu uma goleada ainda mais elástica: “Ele não falhou em nenhum gol!”, ressalta.

Pelé ‘endiabrado’
Pelé estava impossível naquela partida pela 25ª rodada do Campeonato Paulista. Com apenas 16 minutos de jogo, ele já havia marcado três vezes. Segundo quem esteve em campo, o “Rei do Futebol” queria a vingança por duas derrotas recentes que o Santos havia sofrido para o bom time do Botafogo: 2 a 0 em Ribeirão Preto e 4 a 1 em plena Vila Belmiro.

Santos de 64: Lima, Zito, Haroldo, Ismael, Modesto, Gilmar, Toninho Guerreiro, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe

SANTOS FC 11 X 0 BOTAFOGO DE RIBEIRÃO PRETO

LOCAL: Estádio Urbano caldeira, ‘Vila Belmiro’, em Santos

PÚBLICO: 9.437 pagantes

RENDA: Cr$ 4.210.800,00

DATA: Sábado, dia 21 de Novembro de 1964

HORÁRIO: 19 horas e 30 minutos

CARÁTER: Campeonato Paulista de 1964

ÁRBITRO: Carlos Drumond da Costa (FPF)

SANTOS: Gilmar; Ismael, Modesto, Haroldo, Geraldino; Lima e Mengálvio; Toninho Guerreiro, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

BOTAFOGO/RP: Machado; Ditinho, Carlucci, Tiri e Maciel; Hélio Vieira e Adalberto; Zuíno, Alex, Antoninho e Gaze. Técnico: Oswaldo Brandão

GOLS: Pelé aos 3, 8, 16, 38 e 40 minutos (Santos); Pepe aos 19 minutos (Santos); Coutinho aos 25 minutos (Santos), no 1º Tempo. Pelé aos 25, 27 e 28 minutos (Santos); Toninho Guerreiro aos 45 minutos (Santos), no 2º Tempo

FONTES & FOTOS: Terceiro Tempo – ESPN

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Fotos Históricas, Grandes Goleadas, História do Futebol, Jogos Históricos, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *