AVAÍ, CAMPEÃO DO CENTENÁRIO

Campeão catarinense de 2010 o Avaí vai (a partir da próxima semana) agregar ao currículo o título simbólico de CAMPEÃO DO CENTENÁRIO.

A idéia de agregar este “título” partiu do pesquisador e historiador Adalberto Jorge Klüser, que já repassou à Diretoria do Avaí uma pauta de sugestões sobre o tema para incorporar na programação de aniversário. O Avaí completará  87 anos no dia 1º de setembro.

Há 100 anos, no dia 14 de agosto de 1910, ocorreu o primeiro jogo de futebol em Santa Catarina (com regras, árbitros e atletas uniformizados). O palco do fato histórico foi o Campo do Manejo, situado à antiga praça General Osório (no local hoje existe o Instituto Estadual de Educação).

Um grupo de advogados, oriundos de vários estados brasileiros, veio prestar concurso de Juíz de Direito em Florianópolis.
Sabendo da prática do futebol no Ginásio, eles fizeram um desafio. Os atletas ginasianos, que contaram com a ajuda do advogado Romeu de Miranda nos ensinamentos das regras, aceitaram o convite.

O local tinha este nome porque era onde os soldados do 14º Batalhão de Caçadores do Exército faziam exercícios de manejo de armas.

Um mutirão feito pelos jogadores deixou o local apropriado para a histórica partida. Não havia rede, apenas as traves em madeira. Os atletas do Ginásio Santa Catarina atuaram de uniforme branco com uma larga faixa horizontal vermelha na cintura. Os advogados de camisa azul e calção branco.

FICHA TÉCNICA
GINÁSIO 2 X 1 COMBINADO DE ADVOGADOS
Data: 14/8/1910
Local: Campo do Manejo (Florianópolis – SC)
Árbitro: Guilherme de Figueiredo
Gols: Alfredo Schlemm, Fernando Garrocho (GSC) e Manoel Marques (CA), no 2º tempo
GINÁSIO SANTA CATARINA – Roberto Moritz; Alberto Glaser e João Cunha; Garibaldino do Amaral, Lauro Ramos e Miguel Oliveira; Fernando Garrocho, Hortêncio Goulart, Alfredo Schlemm, Pedro Alcântara e Ricardo Garcia.
COMBINADO DE ADVOGADOS – Osvaldo Figueiredo; Romeu de Miranda e Ary Campos; Osmindo Lisboa, Licínio Borralho e Fausto Carvalho; Zenon Leite, Joaquim Figueiredo, Manoel Marques, Ticho Fernandes e Otacílio Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *